Meteorologia

  • 30 SETEMBRO 2022
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 23º

Sinais que o corpo dá quando abusa dos medicamentos contra o colesterol

Estatinas a toda a hora? Não, não é uma boa ideia

Sinais que o corpo dá quando abusa dos medicamentos contra o colesterol
Notícias ao Minuto

18:31 - 17/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Medicamentos

O uso de estatinas, um medicamento usado no tratamento do colesterol, pode estar na origem de efeitos adversos. O alerta é da Clínica Cleveland.

Os sintomas musculares são os mais comuns, sendo a rabdomiólise o mais grave. Contudo, é raro. Conforme escreve o Daily Express, em 100 mil pessoas medicadas com estatinas, só 1,5% desenvolvem esta complicação.

Leia Também: Será colesterol alto? Preste atenção a este sintoma que poucos conhecem

Dores musculares nos ombros, coxas ou na parte inferior das costas, fraqueza nos braços, urina escura ou dificuldade na micção são alguns dos sintomas. Ao jornal, o médico Jeremy M Shefner acrescenta que inchaço nas extremidades do corpo também deve ser encarado como um sinal de alerta.

A condição é diagnosticada quando os níveis de  creatina quinase sérica creatina são, pelo menos, cinco vezes superiores ao normal, mas as alterações corporais podem dar 'pistas'. A rabdomiólise afeta habitualmente atletas de alta competição, bombeiros, membros das forças armadas e pessoas mais velhas.

Leia Também: 'Bomba relógio'. 10 sumos deliciosos que baixam ativamente o colesterol

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório