Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Leite. "A evidência científica aponta para um efeito promotor da saúde"

Quem o diz é Fernanda Cruz, do Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa.

Leite. "A evidência científica aponta para um efeito promotor da saúde"
Notícias ao Minuto

16:11 - 22/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

"O leite é um excelente alimento, que oferece uma excelente relação entre nutrientes essenciais e calorias, e a sua ingestão aumenta a qualidade da alimentação de crianças, adolescentes, adultos e idosos", defende Fernanda Cruz, do Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa (CNAM), num comunicado a propósito da nova campanha da Mimosa.

A nutricionista acrescenta: "É reconhecido que os efeitos do leite na saúde vão muito além dos benefícios individuais de cada um dos seus nutrientes, sendo atribuídos à sua combinação única de nutrientes e fatores bioativos e à forma como estes interagem na matriz láctea". "Além disso, é um alimento economicamente acessível, com uma relação custo benefício ímpares. Esta campanha visa, precisamente, recordar tudo isto e reforçar a importância do seu consumo", sublinha Fernanda Cruz, nutricionista do CNAM.

A nutricionista aponta ainda a importância da inclusão do leite na alimentação das crianças. "A evidência científica aponta para um efeito promotor da saúde associado ao consumo de leite durante a infância."

"Importa lembrar que, em Portugal, uma em cada cinco crianças com menos de 10 anos de idade apresenta um consumo de cálcio inadequado; uma em cada três crianças dos seis aos 12 anos apresenta níveis insuficientes de iodo e 30% das crianças entre os seis e os oito anos apresentam excesso de peso", afirma.

Sendo um dos principais contribuidores para a ingestão de cálcio em Portugal e a principal fonte de iodo na população em idade escolar, "o leite é uma ótima opção, por exemplo, para os lanches dos mais pequenos, até porque sabemos que lanches compostos por alimentos de elevada densidade nutricional, como leite, cereais e fruta, são ótimos aliados no combate à obesidade infantil", conclui.

Leia Também: Beber leite é mesmo fundamental? Falámos com uma nutricionista

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório