Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Esta popular bebida é eficaz no combate a doença 'silenciosa'. É fã?

É muito provável que esteja na lista das suas preferidas.

Esta popular bebida é eficaz no combate a doença 'silenciosa'. É fã?
Notícias ao Minuto

17:00 - 19/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Boas notícias para aqueles que lidam com diabetes tipo 2, uma doença cujos sintomas surgem pela calada. Económico e muito simples de preparar, o chá de camomila é eficaz na diminuição dos níveis médios de açúcar no sangue ao longo de meses de consumo, indica um estudo publicado na revista Nutrition.

Os investigadores analisaram os efeitos da bebida nos índices glicémicos em doentes com diabetes tipo 2. Para o estudo, foram recrutados 64 doentes (homens e mulheres) com idades entre os 30 e os 60 anos.

De acordo com os cientistas, o grupo que consumiu chá de camomila (três gramas/150 mililitros de água quente) três vezes por dia, imediatamente após as refeições, durante oito semanas, demonstraram melhorias, tendo em conta o valor médio da glicemia nos últimos dois-três meses, determinado através do doseamento de hemoglobina glicosilada. Sendo que, valores de hemoglobina glicada abaixo de 5,8% são considerados normais.

"A ingestão a curto prazo de chá de camomila tem efeitos benéficos no controlo glicémico e no estado antioxidante em doentes com diabetes tipo 2", dizem os investigadores. Ainda assim, ressalvam que podem ser necessários mais estudos com uma maior amostra de pessoas.

Recorde-se que a diabetes é uma doença crónica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os géneros. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.

Leia Também: Superalimento de que nunca ouviu falar diminui risco de cancro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório