Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2022
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

Sintomas de colesterol alto que se manifestam na pele

Níveis elevados de colesterol ou triglicéridos podem provocar mudanças visíveis na pele.

Sintomas de colesterol alto que se manifestam na pele
Notícias ao Minuto

09:02 - 17/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

No geral, as pessoas só descobrem que têm colesterol alto depois de fazer análises ao sangue, no entanto, estar atento às mudanças do corpo pode ajudar. É muito possível que níveis altos de colesterol ou triglicéridos se manifestem na pele com os mais variados sintomas. 

A Healthline, plataforma especializada em saúde, diz a que sinais deve estar atento, alguns não são motivo par alarme, já outros podem ser preocupantes. 

Xantomas

É o nome dado a acumulações de colesterol, ou seja, gordura, sob a pele e tendões. Existem categorias para identificar os diferentes tipos de xantoma que se podem manifestar. O primeiro é o eruptivo e acontece quando aparece, subitamente, algo na pele que parece ser uma erupção com vários papos, cheios de depósitos de gordura. O segundo tipo de xantoma, classificado como tuberoso, refere-se a nódulos, frequentemente, encontrados nos joelhos, cotovelos e nádegas. Também é possível que este problema se manifeste com xantomas semelhantes a verrugas que aparecem no interior da boca ou, às vezes, nos genitais. Xantoma plano é o nome dado a manchas de pele planas, ou com uma ligeira elevação, que podem surgir em qualquer parte do corpo. 

Leia Também: Seis fatores que podem justificar um aumento repentino do colesterol

Xantelasma

É o tipo mais comum de xantoma plano, diz a Healthline, descrevendo-o como uma mancha macia de papos amarelados, que aparecem à volta dos olhos. No geral, as zonas mais afetadas são os cantos dos olhos mais próximos do nariz, além disto, é mais comum na pálpebra superior do que na inferior, mas pode afetar ambas.

Psoríase

Segundo um estudo, feito em 2017, citado pela Healthline, existe uma ligação entre a psoríase o colesterol alto. Caso não saiba trata-se de um problema de pele que provoca manchas vermelhas, que fazem comichão, na pele devido à "renovação incomummente rápida das células da pele", explica a plataforma. É uma doença autoimune que influência a resposta inflamatória do corpo e pode afetar os vasos sanguíneos. Graças a isto é possível que as pessoas com psoríase estejam mais em risco de vir a sofrer de algum tipo de doença cardiovascular. 

Embolismo provocado pelo colesterol

Isto acontece quando cristais compostos por colesterol e outras substâncias se libertam das suas e espalham pelas artérias mais importantes do corpo. Quando lá chegam viajam pelo sistema circulatório e acabam por se alojar em vasos sanguíneos ou artérias. Este fenómeno pode provocar danos e sintomas na pele como úlceras nas pernas; despigmentação; gangrena; e dedos dos pés azuis ou roxos. 

Livedo reticular

É um termo usado para se referir a mancha da pele, vermelha ou azulada, com um padrão semelhante a uma rede. No geral, aparece nas coxas, pés, dedos dos pés, nádegas, pernas ou outras extremidades. Existem muitas condições que podem provocar este problema incluindo embolismo provocado pelo colesterol. Vá ao médico se este for um sintoma persistente. 

Leia Também: Mudanças que pode fazer para controlar os níveis de colesterol

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório