Meteorologia

  • 05 OUTUBRO 2022
Tempo
29º
MIN 16º MÁX 30º

Seis fatores que podem justificar um aumento repentino do colesterol

Especialistas explicam o que pode estar a provocar picos nos seus niveís de colesterol.

Seis fatores que podem justificar um aumento repentino do colesterol
Notícias ao Minuto

18:37 - 11/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O colesterol alto é muito perigoso para a saúde e é essencial saber o que o causa para o poder prevenir. É, especialmente, importante perceber o que provoca picos, muito rápidos e repentinos, nos níveis de colesterol. 

Segundo a Healthline, plataforma especializada em saúde, este problema pode ter várias justificações. Algumas estão relacionadas com doenças e outras com hábitos fáceis, ou não, de largar. 

Beber muito café 

A cafeína tem propriedades que causam picos nos níveis de pressão arterial e colesterol. Os cafés feitos em máquina são os mais prejudiciais, por isso, pode ser boa ideia beber café de filtro ou instantâneo para controlar o colesterol.

Leia Também: Contra o colesterol elevado, experimente este sumo com dois ingredientes

Stress

É um dos problemas mais comuns dos últimos anos e é o responsável por vários problemas incluindo níveis altos de colesterol. Segundo vários estudos, situações de stress criam picos da hormona cortisol o que, por sua vez, provoca picos de colesterol. Fazer meditação pode ajudar a controlar o corpo nestes momentos. 

Fumar 

O principal ingrediente dos cigarros é nicotina e quando entra na corrente sanguínea, através dos pulmões, eleva os níveis do colesterol 'mau', e desce os de colesterol 'bom'. A melhor, e única, forma de prevenir este problema é deixar de fumar.

Medicamentos

Também é possível que alguns medicamentos, mesmo que receitados pelo médico, possam elevar os níveis de colesterol. A Healthline explica que isto acontece porque alteram o metabolismo e, em alguns casos, fazem com que se ganhe peso. Os exemplos incluem medicamentos antipsicóticos, antivirais, betabloqueadores e imunossupressores.

Gravidez 

Durante a gravidez, é normal que os seus níveis de colesterol aumentem entre 30% a 40%, diz a plataforma. No entanto, é possível que seja demasiado elevado, devido a vários fatores, e nestes casos, é necessário procurar acompanhamento médico.

Perda de peso rápida e acentuada 

Segundo um estudo, citado pela Healthline, pessoas que perdem muito peso, graças a calorias de défice calórico, sentem um pico nos níveis de colesterol, antes de voltarem aos números normais e saudáveis. Isto pode acontecer devido às mudanças no metabolismo. Por isso, se quiser perder muito peso, não se esqueça de pedir conselhos a um médico, para evitar problemas. 

Leia Também: Será colesterol alto? Preste atenção a este sintoma que poucos conhecem

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório