Meteorologia

  • 29 SETEMBRO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Mudanças que pode fazer para controlar os níveis de colesterol

Para prevenir problemas sérios pode mudar a sua alimentação e estilo de vida.

Mudanças que pode fazer para controlar os níveis de colesterol
Notícias ao Minuto

10:01 - 16/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O colesterol alto pode ser muito perigoso e provocar problemas graves de saúde como doenças cardiovasculares. Segundo a Healthline, plataforma especializada em saúde, existem muitas mudanças que pode fazer, no estilo de vida e alimentação, que o vão ajudar a controlar o problema. 

O primeiro passo é fazer algumas trocas na alimentação e acabar com hábitos prejudiciais. No entanto, se não sentir melhorias deve ir ao médico, é possível que seja necessário controlar o colesterol através de medicação. 

Leia os próximos parágrafos para saber o que precisa de começar a fazer para ser mais saudável. 

Fazer exercício 

No geral, as entidades mundiais de saúde, incluindo a portuguesa, recomendam que se faça exercício durante, no mínimo, 150 minutos, por semana. Felizmente, é algo que pode adaptar ao seu gosto pessoal, por exemplo, a Healthline menciona atividades como caminhadas, hidroginástica e jardinagem. Todas vão ajudá-lo a controlar o colesterol e triglicéridos.

Leia Também: 'Bomba relógio'. 10 sumos deliciosos que baixam ativamente o colesterol

Parar de fumar 

Os fumadores estão mais em risco para diversos problemas de saúde incluindo níveis de colesterol perigosamente altos. Isto significa que acabar com este hábito pode ajudar a controlá-lo. Parar de fumar vai reduzir, significativamente, o risco de doenças cardiovasculares, no entanto, segundo a Healthline, quem fuma muito, e regularmente, continua em risco elevado até cinco anos depois de deixar o tabaco. 

Consumir álcool com moderação

Não precisa de evitar completamente o álcool, no entanto, é importante ter cuidado com a quantidade de bebidas alcoólicas que consome. Um estudo, citado pela plataforma, afirma que pessoas que bebem em excesso têm mais probabilidades de vir a ter problemas como hipertensão, assim como níveis elevados de glicemia em jejum, triglicerídeos e colesterol.

Limite as gorduras saturadas e processadas 

Evitar alimentos deste género é essencial para conseguir controlar o colesterol. Pode (e deve) substituí-los por frutas, vegetais, grãos, frutos secos, peixe e carne de aves, sugere a Healthline. Dietas ricas nestes alimentos, ou completamente vegetarianas, podem baixar, significativamente, o colesterol. 

Cozinhe mais em casa

Ir a restaurantes é sempre agradável, no entanto, é uma forma pouco prática e impossível de controlar o tipo de alimentos que come. Cozinhar em casa é sempre a melhor opção, assim consegue controlar tudo, garantindo que os seus níveis de colesterol não aumentam radicalmente.

A Healthline dá até algumas dicas para quando for às compras, por exemplo, escolha carne com pouca gordura visível; grelhe a carne, em vez de a fritar; e retire a pele do frango e peru antes de cozinhar.

Adicione abacate às suas refeições

É uma fruta que pode ajudar muito, segundo um estudo, publicado este ano, e citado pela plataforma. Investigadores concluíram que comer um abacate, por dia, pode reduzir muito os níveis de colesterol mau, em pessoas com excesso de peso.  

Coma mais fibras solúveis 

Alimentos como aveia, feijão, ervilhas, frutas e vegetais são ricos neste tipo de fibra que, segundo diferentes estudos, tem influência nos níveis de colesterol.

Leia Também: Seis fatores que podem justificar um aumento repentino do colesterol

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório