Meteorologia

  • 29 SETEMBRO 2022
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 22º

Acordou cansado? Conheça as possíveis causas deste problema

Leia o que dizem especialistas.

Acordou cansado? Conheça as possíveis causas deste problema
Notícias ao Minuto

07:04 - 16/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Toda a gente sabe que dormir oito horas, no mínimo, é essencial. Algumas pessoas seguem religiosamente esta regra, e até dormem mais tempo, mas continuam a sentir-se cansadas. Quando isto acontece é preciso saber quais são as causas possíveis para este problema. 

A CNN internacional, meio de comunicação, explica que existem muitas condições que podem resultar em fadiga. É o caso de dores crónicas, problemas que afetam o metabolismo ou a tiroide, mas também anemia ou doenças pulmonares.

Pode tentar contrariar isto dormindo mais horas do que o normal, para ver se faz diferença, no entanto, se a fadiga for um problema persistente, e sem razão aparente, deve ir ao médico. 

Também é possível que se sinta cansado porque tem um estilo de vida sedentário - o corpo está habituado a produzir níveis baixos de energia, por isso, pode ser difícil fazer algumas tarefas do dia-a-dia. É importante fazer algum tipo de exercício todos os dias para ficar mais saudável e dormir melhor. 

Leia Também: Não consegue dormir por causa do calor? Use estas dicas

Sofrer de ansiedade e depressão pode ser muito desgastante e, no geral, afetam muito o sono, fazendo com que acorde várias vezes durante a noite. Além disto, existem medicações, usadas nos tratamentos destas doenças, que têm insónias como efeito secundário. 

É muito normal que os nossos horários de sono variem durante uma semana, por exemplo, aos fins de semana a vontade é ficar acordado e dormir até mais tarde. No entanto, é essencial manter os horários de sono, porque quando variam muito, prejudicam a sua noite. 

Também é possível que esteja mais cansado porque está desidratado. A CNN afirma a desidratação pode provocar sono e fadiga, ou seja, é essencial beber muita água durante o dia. O ambiente do seu quarto também o pode estar a prejudicar. O meio de comunicação diz que só deve ser usado para dormir e fazer sexo, por isso, deve ser um espaço sossegado, escuro e fresco, principalmente à noite.

Com que dorme também tem impacto no seu sono. Quando têm horários diferentes ou alguém sofre de algum problema de saúde é preciso procurar uma solução para ambos conseguirem descansar. Evitar comida picante, bebidas com cafeína e álcool antes de ir para a cama, também é essencial. 

Leia Também: Tem rugas? A posição em que dorme pode estar a provocar o problema

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório