Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Dicas (muito úteis) que o vão ajudar a evitar o 'burnout'

Demitir-se não é a única forma de lidar com este problema.

Dicas (muito úteis) que o vão ajudar a evitar o 'burnout'
Notícias ao Minuto

17:30 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

É verdade que, muitas vezes, o 'burnout' é uma consequência do trabalho, no entanto, demitir-se não é a única solução. Para o ajudar, o Huffpost, agregador de blogues americano, falou com especialistas em saúde mental e pediu algumas dicas que vão fazer a diferença. 

O primeiro passo é criar limites, não negociáveis, na vida pessoal e no trabalho. Assim vai estabelecer o que está, ou não disponível a fazer, definindo também em que tarefas poderá precisar de ajuda.  

Aprenda a dividir as tarefas por ordem de importância para não sofrer de stress desnecessário. É bom lembrar que apenas situações urgentes requerem a sua atenção imediata. No geral, as restantes decisões e tarefas podem ser pensadas e planeadas, por isso, o ideal é marcar na agenda uns minutos (ou horas) para se focar na situação com calma. 

Se os dias começarem a parecer demasiado curtos o seu stress pode estar no limite. Tirar alguns minutos para praticar hábitos de bem-estar, higiene, assim como fazer uma alimentação saudável e exercício físico é essencial. Vários estudos, afirmam que estes hábitos, aparentemente normais, podem prevenir problemas graves de saúde mental.

Pedir ajuda também pode ser muito útil. Falar com um médico, que o deixe confortável, vai permitir que consiga partilhar tudo o que está a sentir e não acumular stress. Também é essencial que não negligencie as suas relações com amigos e família. Os especialistas afirmam que evitar a solidão e falar dos seus sentimentos com pessoas próximas ajuda a evitar 'burnout' e outros problemas. 

Quando se está mais stressado é normal que a motivação desapareça, no entanto, é muito importante contrariar esta tendência com pensamentos positivos. Os especialistas sugerem, ao Huffpost, que comece a celebrar as pequenas conquistas do dia-a-dia. 

Leia Também: Stress ou 'burnout': Qual a diferença?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório