Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Está pelo Côa Summer Fest? Eis um roteiro pelos patrimónios de Foz Côa

Das gravuras às paisagens do Douro, este é o destino ideal para as suas férias de verão.

Está pelo Côa Summer Fest? Eis um roteiro pelos patrimónios de Foz Côa
Notícias ao Minuto

22:30 - 05/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Viagens

Vive no distrito da Guarda, faz fronteira com o distrito de Viseu e de Bragança, mas não passa despercebida, porque além das classificações da UNESCO, ainda se faz ouvir por acolher o maior festival de verão do interior. Vila Nova de Foz Côa é feita de gravuras antigas e faz-se rodear pelas paisagens do Alto Douro Vinhateiro, ambas eleitas Património Mundial da Humanidade, mas promete ir além das vistas neste verão.

Destinado a todos aqueles para quem esta estação não é só praia, a organização do Côa Summer Fest, que termina este sábado, 6 de agosto, sugere um roteiro por Vila Nova de Foz Côa, passando pelos pontos mais emblemáticos e as atrações mais promissoras da região:

1- Passear por Castelo Melhor

Castelo Melhor é uma pacata aldeia rural de Foz Côa, repleta de vestígios históricos, que conquista os seus visitantes pelas ruas de pedra, onde ainda é possível visitar monumentos como o Castelo, a Igreja Matriz, a Capela de Santa Bárbara ou a Capela e o Miradouro de São Gabriel.

2- Descobrir as gravuras rupestres

Este é um dos aspetos que destaca a cidade do interior. O Parque Arqueológico do Vale do Côa é o maior museu de arte rupestre ao ar livre, com gravuras com 20 mil anos de história, classificados como Património Mundial da Unesco. Para seguir o legado arqueológico desta região, o Museu do Côa é outro ponto obrigatório do roteiro, que contextualiza e conta esta história aliada à tecnologia.
 
3- Desfrutar das paisagens do Alto Douro Vinhateiro

Deve-lhe Foz Côa a segunda classificação da Unesco. Alto Douro Vinhateiro é a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo, que combina a natureza, repleta de encostas íngremes e socalcos recortados, com a ação contínua do Homem. É neste vale fértil que se produz o famoso vinho do Porto, a companhia ideal em qualquer estação.

4- Observar Foz Côa pelo miradouro do Museu

À margem do rio, a partir do Museu do Côa, há acesso a um miradouro com vistas privilegiadas sobre a paisagem, que resulta dos dois Patrimónios Mundiais da região: o Parque Arqueológico e o Alto Douro Vinhateiro. Deste miradouro, é ainda possível observar a foz do rio Côa, onde este abraça o Douro.

5- Viver a magia de um festival de verão

Para completar este roteiro, a sugestão é terminar a visita no Côa Summer Fest, que oferece várias atividades durante o dia, para todas as idades, e concertos gratuitos à noite. Este festival, organizado pela Associação Juvenil Gustavo Filipe, garante muita diversão, algumas surpresas, zona de campismo e ainda acesso gratuito às piscinas municipais. Nenny, Sippinpurp e Ivandro são os artistas confirmados deste ano.

Leia Também: Seis destinos de férias que são um verdadeiro luxo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório