Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Qual é o melhor protetor solar? Mineral ou químico? Aprenda a escolher

É um passo que não pode faltar na rotina de beleza, especialmente, nos próximos meses.

Qual é o melhor protetor solar? Mineral ou químico? Aprenda a escolher
Notícias ao Minuto

18:00 - 28/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Beleza

Existe uma grande variedade de protetores solares no mercado e é provável que fique confuso com as grandes listas de ingredientes na hora de comprar um novo. Não fique assustado, só precisa de se focar numa decisão: mineral ou químico? 

São as duas categorias mais gerais que definem todos os protetores solares, explica a revista Marie Claire. O mais importante é sempre, claro, que tenha SPF, mas também é bom saber qual é a diferença entre protetores minerais e químicos já que ambos protegem a pele de formas completamente diferentes e, por isso, nem toda a gente se consegue adaptar a eles. A revista falou com vários especialistas para explicar as diferenças e benefícios que cada um tem.

Os protetores solares minerais criam uma barreira e refletem a luz para longe da pele. Incluem, normalmente, ingredientes como zinco ou dióxido de titânio.  São ideais para crianças ou para pessoas com pele sensível ou com problemas como rosácea ou hiperpigmentação, porque os ingredientes, raramente, causam reações ou alergias na pele.

Além disto, os protetores solares minerais têm óxidos de ferro, uma camada extra de proteção, já que ajudam a bloquear a luz azul, que é emitida pelas telas dos computadores, assim como o sol.

Já um protetor solar químico faz com que a pele absorva os raios ultravioleta em variados graus. Normalmente as fórmulas incluem ingredientes ativos como oxibenzona, avobenzona, octisalato, octocrileno, homosalato e octinoxato.

Não é a opção mais saudável porque, segundo os especialistas, é necessário fazer mais investigação sobre o assunto, no entanto, é sempre necessário usar protetor solar, independentemente, dos seus ingredientes. A dúvida existe porque ainda não se tem uma resposta definitiva sobre como a pele absorve os raios solares e se pode ser prejudicial ou não. Pessoas com pele sensível devem evitar estes produtos porque podem causar alergias. 

Leia Também: Está a planear apanhar banhos de sol? Siga estas 5 dicas religiosamente

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório