Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Soprar balões? O que fazer para curar uma paralisia facial

"Os primeiros dias após a paralisia da face são essenciais para que compreenda o que está a acontecer ao seu rosto e saiba o que fazer", pode ler-se neste artigo assinado por Ana Miranda, fisiatra, Alexandra Gomes e Sofia Moreira fisioterapeutas da Unidade de Paralisia Facial do Hospital CUF Tejo.

Soprar balões? O que fazer para curar uma paralisia facial
Notícias ao Minuto

10:28 - 27/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Tem uma paralisia facial ou conhece alguém com uma? Disseram-lhe que com o tempo iria recuperar? Ou que deveria mastigar pastilhas e fazer caretas em frente ao espelho o quanto antes? Neste artigo esclarecemos estas questões e partilhamos orientações que podem ajudar no processo de recuperação.

O que  é a paralisia facial e quais as suas causas?

É uma condição que afeta a função normal do nervo facial (nervo que controla os músculos da face). Os seus músculos podem apresentar-se flácidos, fracos ou até mesmo completamente paralisados. A causa mais comum é a paralisia facial de Bell (paralisia facial idiopática), embora existam outras tais como: síndrome de Ramsay Hunt (herpes zoster), doença de Lyme (infecção bacteriana transmitida pela carraça), tumor do nervo auditivo (neurinoma do acústico) ou tumor da glândula salivar (parótida), traumatismos do crânio e da face e acidente vascular cerebral.

Leia Também: O que é e como prevenir vírus que paralisou o cantor Justin Bieber

Como se trata a paralisia facial?

Os primeiros dias após a paralisia da face são essenciais para que compreenda o que está a acontecer ao seu rosto e saiba o que fazer. O tratamento especializado precoce permite que a sua face se mantenha preparada para o retorno dos movimentos e previne o aparecimento de complicações.

A reabilitação da paralisia facial implica uma abordagem multidisciplinar especializada e individualmente orientada. Como a maioria dos casos não tem uma causa clara e recuperam com o tempo, geralmente, o tratamento é conservador:

  • Medicação, que inclui frequentemente corticoides e antivirais);
  • Proteção ocular com produtos tópicos e oclusão do globo ocular com penso/'taping' para prevenir lesões do globo ocular;
  • Higiene oral reforçada;
  • Programa de reabilitação centrado no relaxamento e reprogramação dos músculos da face e, numa fase mais tardia, tratamento de complicações, como por exemplo as sincinesias (contração involuntária de um músculo não envolvido no movimento pretendido).

Importa por isso não fazer 'de tudo', mas o certo, esclarecendo dúvidas e procurando orientação junto de uma unidade de tratamento especializada em paralisia facial.

Não deve:

Mastigar pastilhas?

Os músculos mastigatórios não são afectados na paralisia facial mas podem desenvolver contraturas pela activação excessiva.

Aplicar gelo?

O gelo diminui o fluxo sanguíneo, prejudicando a regeneração; provoca desconforto e a contração em massa dos músculos do rosto.

Soprar balões / beber líquidos por palhinhas?

Soprar balões e beber líquidos por palhinhas gera a contração em massa dos músculos do rosto; no segundo caso, com a agravante de promover a ativação em excesso do músculo bucinador, que quando contraturado pode atrapalhar o sorriso e outros movimentos, levando a sincinesias.

Fazer exercícios de mímica facial?

Treinar movimentos com força em frente ao espelho pode gerar movimentos exagerados e facilitar o aparecimento de sincinesias.

Fazer eletroestimulação?

A eletroestimulação gera movimentos extremamente exagerados e de contração em massa, conduzindo a fadiga muscular e favorecendo o aparecimento de sincinesias.

Deve:

  • Recorrer a uma unidade de tratamento especializada nesta área ou, na sua ausência, a médico especialista de otorrinolaringologia/neurologia;
  • Cumprir a medicação, quando prescrita pelo  médico;
  • Cumprir as recomendações do oftalmologista para proteção do olho e prevenção de lesões da córnea;
  • Reduzir a luminosidade dos ecrãs e utilizar óculos de sol quando sob luz intensa ou na rua;
  • Realizar fisioterapia com fisioterapeuta especializado na área;
  • Aplicar calor nos dois lados da face;
  • Realizar massagem no rosto duas vezes ao dia;
  • Manter uma atitude positiva.

É importante perceber que a recuperação leva o seu tempo e depende da causa subjacente. Por isso mantenha-se tranquilo mas não espere para recuperar. Procure ajuda especializada!

Leia Também: "A paralisia cerebral nunca definiu o Pedro". A força dos 'Iron Brothers'

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório