Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Passar uns minutos a ver arte (online) faz bem à saúde mental

É a conclusão de um estudo publicado no Frontiers in Psychology.

Passar uns minutos a ver arte (online) faz bem à saúde mental
Notícias ao Minuto

11:00 - 14/07/22 por Margarida Ribeiro

Lifestyle Saúde mental

Hoje em dia tempos o mundo na ponta dos dedos graças à tecnologia, o que significa que podemos fazer várias coisas online, entre elas, visitar um museu. Um estudo, publicado recentemente, diz que visitar exposições de galerias e museus online (ou em pessoa) pode fazer bem à saúde mental. 

Durante os confinamentos, consequência da pandemia de Covid-19, os museus e galerias foram obrigados a adaptar-se o que os levou a colocar grande parte do catálogo online. Ver obras de arte online tornou-se, rapidamente, muito popular.

Como estudos anteriores já tinham falado dos benefícios das visitas a estes espaços culturais no bem-estar das pessoas, uma equipa de psicólogos austríacos decidiu comprovar se o mesmo se aplicava quando a arte era visitada online.  

Para este estudo, publicado no Frontiers in Psychology, a equipa pediu a voluntários que visitassem exposições de arte online, através de 'smartphones', 'tablets' e outros dispositivos digitais. Antes e depois de cada visita foram analisados o estado psicológico e o bem-estar de cada participante. 

Concluíram que depois de apenas dois minutos a olhar para uma obra de arte, os níveis de mau humor, ansiedade e solidão diminuíra e o seu bem-estar, no geral, aumentou. São resultados semelhantes a outras intervenções de saúde mental, incluindo passeios pela natureza ou espaços verdes e visitas a museus físicos.

Leia Também: Sinais de que as redes sociais podem estar a impactar a sua saúde mental

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório