Adolescentes são mais vulneráveis ao vício da canábis do que os adultos

Um estudo concluiu que os adolescentes são três vezes mais vulneráveis ao desenvolvimento de um vício à canábis do que os adultos.

Adolescentes

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
04/07/2022 07:02 ‧ 04/07/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Foi confirmado, através de um estudo publicado no Journal of Psychopharmacology, que os adolescentes são "três vezes mais vulneráveis ao desenvolvimento de um vício à canábis do que os adultos", explica a instituição King's College London.

No entanto, os mesmos investigadores também constataram que os adolescentes não estão mais em risco de sofrer outros problemas de saúde mental relacionados com a droga, como depressão, ou ansiedade. 

Para o estudo foram analisados quase trezentos participantes, incluindo setenta e seis adolescentes que usaram 'cannabis' de um a sete dias por semana, ao mesmo tempo que um grupo de adultos. 

Os investigadores chegaram à conclusão que os adolescentes que usaram 'cannabis' têm uma probabilidade três vezes maior de desenvolver vício da 'cannabis', quando comparados com adultos que também a consomem. Os adolescentes que começaram a desenvolver esta condição tiveram sintomas como falta de concentração, dificuldade na escola ou no trabalho, ou vontade de parar sem sucesso. 

Os fatores que tornam os adolescentes mais vulneráveis a este problema são falhas no relacionamento com os pais e professores, mas também aspetos físicos normais da idade como 'hyper-plastic brain' (cérebro maleável em português) e ainda o sistema endocanabinoide em desenvolvimento. 

Estas descobertas baseiam-se noutro estudo da mesma equipa, publicado recentemente na Psychopharmacology, que descobriu que os adolescentes "não são mais vulneráveis a associações entre o uso crônico de 'cannabis' e o comprometimento cognitivo". 

Leia Também: Consumo de marijuana pode aumentar o risco de hospitalizações, diz estudo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas