É através do sono que o corpo humano se regenera, explica um artigo publicado pelo jornal Metro World News. É no decorrer da noite, que o corpo reorganiza o seu funcionamento e recupera dos danos sofridos ao longo do dia - ao mesmo tempo que se prepara para mais uma jornada.
Repousar entre sete a oito horas permite manter a concentração; memória e a capacidade de entender e resolver problemas. Uma pesquisa recente revela que, adultos com mais de 40 anos devem dormir no mínimo sete horas por noite de modo a manterem uma ótima saúde física e mental, nomeadamente um bom funcionamento cognitivo.
Leia Também: Quantas horas dorme por noite? Falta de sono pode levar ao ganho de peso
O estudo, segundo o jornal Metro, analisou os hábitos de aprendizagem e a saúde mental de quase quinhentos mil adultos, entre 38 e 73 anos no Reino Unido.
Os investigadores concluíram que aqueles que dormiram por um período inferior a sete horas experienciaram sintomas que os outros voluntários mais descansados não apresentaram, tais como stress, ansiedade e depressão. Tendo sido igualmente estabelecida uma associação entre défice de sono e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como demência e mais concretamente Alzheimer.
Leia Também: Com insónias? Com este sumo de salsa e laranja vai dormir como um bebé