Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Alzheimer. Intervenção precoce funciona melhor nestas pessoas

Conheça as conclusões de um novo estudo.

Alzheimer. Intervenção precoce funciona melhor nestas pessoas
Notícias ao Minuto

07:35 - 28/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurológicas incapacitantes

Um estudo realizado pela Florida Atlantic University, nos Estados Unidos, revela que os tratamentos precoces para reduzir o risco de Alzheimer, uma doença que constitui numa alteração neurológica que provoca perda de memória e declínio cognitivo progressivos, são mais eficazes em mulheres.

Alterações na alimentação, uma menor exposição a stress, a prática de exercício físico e hábitos de sono mais positivos podem ajudar a evitar a doença, que representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência - um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. 

Os autores da investigação usaram dados de voluntários que participam há 10 anos num estudo sobre o impacto das mudanças de estilo de vida na função cognitiva e nos fatores de risco para demência. Foram analisados exames físicos, de sangue, cognitivos e genéticos. Cada pessoa recebeu medicação, vitaminas, suplementos e uma série de intervenções personalizados ao nível do estilo de vida.

Richard Isaacson, um dos autores do estudo, disse, em entrevista à CNN, que as mulheres têm uma probabilidade 39% superior de desenvolver Alzheimer caso exista gordura extra na região do abdômen. "O rápido declínio de estrogênio durante a transição da perimenopausa pode ser um dos fatores de risco de maior impacto para desenvolver Alzheimer", explica o médico.

Recorde-se que a Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. 

Leia Também: Viver em locais mais desfavorecidos aumenta o risco de morte, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório