Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mortes por Covid-19 são mais comuns nestes dias, alerta estudo

Embora as mortes por Covid-19 tenham sido consideravelmente menores durante a vaga induzida pela variante Ómicron, um novo estudo revela que o número de óbitos tende a ser mais elevado em certos dias da semana.

Mortes por Covid-19 são mais comuns nestes dias, alerta estudo

De acordo com um estudo realizado por investigadores da Universidade de Toronto, no Canadá, o número de mortes globais por Covid-19 tem sido superior nos fins de semana, comparativamente a outros dias - reporta um artigo publicado pelo jornal Times of India.

O estudo descobriu que o número médio de mortes globais pelo vírus SARS-CoV-2 foi 6% mais elevado durante os fins de semana (8.532), em comparação com os dias da semana (8.083) ao longo da pandemia. A equipa de investigadores estudou todas as mortes relatadas por Covid tendo como base dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 7 de março de 2020 e 7 de março de 2022.

Leia Também: Cientistas revelam o sintoma mais comum da Ómicron na atualidade

Os resultados do estudo, que será apresentado no final deste mês no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ECCMID), em Portugal, foram os seguintes:

Os Estados Unidos registaram em média 1.483 mortes por Covid-19 aos fins de semana, face a 1.220 em dias de semana - verificando-se um aumento de 22%.

Já o Brasil teve uma média de 1.061 mortes por fim de semana, relativamente a 823 que ocorrem em dias de semana - uma subida de 29%.

Entretanto, o Reino Unido registou, em média, 239 mortes durante o fim de semana, em contrapartida com 215 mortes noutros dias - o que representa um acréscimo de 11%.

Depois de analisar o número médio de mortes por Covid-19 em dias individuais da semana, a pesquisa apurou ainda que a diferença nos números foi muito maior quando comparados domingo a segunda - 8.850 em comparação com 7.219 mortes - e sexta a segunda - 9.086 em comparação com 7.219.

No entanto, o investigador e médico Fizza Manzoor observou que as diferenças não foram notórias em todos os países, uma vez que as mortes por Covid aos fins de não aumentaram na Alemanha, por exemplo. 

"Atrasos burocráticos só nos fins de semana não explicam por que há menos mortes documentadas por Covid-19 às segundas-feiras analogamente com as sextas-feiras, e o relato de atrasos por si só não pode explicar por que razão o aumento das mortes nos fins de semana foi tão substancial nos EUA, porém não sucedeu na Alemanha", disse Manzoor.

"Ao invés, também é provável que o 'efeito de fim de semana' se deva à falta de pessoal clínico, capacidade e experiência". 

"Além disso, nossos achados sugerem que esse problema não está a ser resolvido apesar da melhoria do desempenho e da conscientização do sistema de saúde ao longo da pandemia". 

"Há uma oportunidade para os sistemas de saúde melhorarem ainda mais os cuidados clínicos em todos os dias da semana", concluiu o médico.

Os investigadores creem que o aumento dos óbitos por Covid-19 ao sábado e domingo se deva sobretudo a atrasos, assim como à falta de pessoal clínico, capacidade e experiência dos profissionais.

Leia Também: Ómicron XE: Por que motivo as variantes híbridas são mais frequentes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório