O Festival do Vinho do Douro Superior regressa a Vila Nova de Foz Côa como um certame que se tem reinventado devido à procura crescente pelos expositores, que nesta edição serão cerca uma centena, foi hoje divulgado.
O 12.º Festival do Vinho do Douro Superior está agendado para os dias 23 a 25 de maio e vai decorrer na ExpoCôa em Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, sendo considerada uma "celebração autêntica da cultura vitivinícola e da identidade desta sub-região da Região Demarcada do Douro (RDD)".
Em declarações à Lusa, o presidente da câmara em exercício, Pedro Duarte, disse que não está colocado de lado um aumento de espaço do Festival devido à crescente procura por parte dos viticultores.
"Esperamos sempre cerca de 100 expositores neste Festival. Na edição de 2024 reinventámos o figurino do pavilhão da ExpoCôa, para assim libertar mais espaço para colher mais expositores devido à procura e contamos mais uma vez com casa cheia. Não colocamos de lado outras soluções (...) para que o festival cresça ainda mais, porque se tornou uma referência na região do Douro Superior e assim não deixa ninguém de fora", explicou o autarca social-democrata.
Segundo Pedro Duarte, o Festival do Vinho do Douro Superior "marca claramente este tipo de eventos em todo o território nacional".
"O 'feedback' que vamos tendo relativo ao ritmo das inscrições [no certame], não só dos produtores de vinho, mas também de produtos regionais, tem sido muito bom o que se reflete na procura de alojamento no concelho durante estes dias", disse.
O programa contempla ainda o Concurso de Vinhos do Douro Superior, provas comentadas de vinhos brancos, tintos e generoso. Haverá colóquios ligados à vinha e ao vinho, entre outras atividades ligadas à viticultura e aos sabores regionais do Douro, Trás-os-Montes e Beiras e visitas a quintas produtoras de vinho no Douro.
O Concurso de Vinhos do Douro Superior é aberto a todos os que produzam vinhos nesta sub-região nas categorias Douro (branco e tinto) e vinhos generosos.
Outra das propostas é a iniciativa "Prove Connosco", com destaque para os vinhos do território.
No campo musical e da animação, o primeiro a subir ao palco será David Antunes, e, no dia seguinte, será tempo de Matias Damásio e Michael Carreira.
A organização do festival é da responsabilidade da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, com a produção da "Grandes Escolhas".
Leia Também: Quer envelhecer como um bom vinho? Seis hábitos que estimulam o colagénio