Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Covid. Vacina para doentes oncológicos demonstra mais de 90% de eficácia

É o que revela um estudo americano.

Covid. Vacina para doentes oncológicos demonstra mais de 90% de eficácia
Notícias ao Minuto

14:15 - 14/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Os ensaios clínicos realizados por uma equipa de cientistas alemães para testar a eficácia de uma nova vacina (CoVac-1) contra a Covid-19  em doentes oncológicos revelaram uma eficácia de 93% na prevenção da doença.

Segundo um estudo da Associação Americana para a Investigação do Cancro, a vacina conferiu uma proteção robusta contra a Covid-19 e as principais variantes do vírus três meses depois da administração do imunizante em indivíduos com um sistema imunitário considerado normal.  Duas semanas depois de tomarem a CoVac-1, 71% dos participantes demonstravam respostas imunes de células T. Após quatro semanas, a percentagem subiu para 93%. 

Este imunizante visa alimentar as células T  do sistema imunitário, responsáveis por eliminar outras que estejam infetadas pela Covid-19. "Até onde sabemos, a CoVac-1 é atualmente a única vacina candidata à base de peptídeo desenvolvida e avaliada especificamente para pacientes imunocomprometidos", explicou a principal autora do estudo, Juliane Walz, do Hospital Universitário de Tübingen, na Alemanha, em comunicado.

Os investigadores selecionaram seis antígenos específicos de diferentes partes do vírus para compor a vacina. A CoVac-1 é uma vacina peptídica. N prática, os cientistas injetaram diretamente pedaços de proteína ao invés de estes serem codificados via  mRNA.

"A imunidade de células T induzida pela CoVac-1 é muito mais forte e abrangente, uma vez que é direcionada a diferentes componentes virais em comparação com as vacinas baseadas em mRNA, que se limitam à proteína spike e, por isso, são propensas à perda de atividade devido a mutações virais", resume Claudia Tandler,  co-autora do estudo.

Leia Também: Covid-19. Para quem está disponível a modalidade 'Casa Aberta'?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório