Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Devemos ou não aproveitar o líquido das embalagens de iogurte?

Eis a resposta.

Devemos ou não aproveitar o líquido das embalagens de iogurte?
Notícias ao Minuto

17:00 - 27/03/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Mal abre um iogurte deita logo este líquido fora? Na realidade, chama-se soro de leite (ou 'whey') e é uma proteína de alta valor biológico. Quem o explica é a nutricionista Susana Barros.

Na sua conta de Instagram, a especialista começa por escrever que, "do ponto de vista quantitativo, as principais proteínas do leite são as caseínas (correspondendo a 80% das proteínas totais) e as restantes vêm do soro de leite". Ao olhar para um copo de leite não conseguimos distinguir a caseína do soro. Contudo, "quando se adicionam as bactérias responsáveis para formar o iogurte isso muda", pois estas fermentam o açúcar do leite (a lactose) e produzem o ácido láctico, que, além de conferir a acidez ao iogurte, é o agente que solidifica as proteínas de caseína.

Já as proteínas do soro do leite não solidificam. Quer isto dizer que "ficam em forma de líquido, mas mantêm-se dentro das paredes celulares do iogurte". "Durante a fase de embalar e no transporte dos iogurtes, essas paredes partem-se por causa dos movimentos mais bruscos e às mudanças de temperatura. Resultado: o soro (ou seja, o tal líquido) liberta-se e aparece no topo do iogurte", conclui.

Leia Também: Este iogurte vegetal é a solução ideal para manhãs de correria

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório