Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Coronavírus: Afinal, porquê que algumas pessoas não apanham Covid?

Há muitos entre nós, que não foram infectados pelo coronavírus apesar de viverem no mesmo ambiente e sob as mesmas condições do que indivíduos que sucumbiram à doença.

Coronavírus: Afinal, porquê que algumas pessoas não apanham Covid?
Notícias ao Minuto

07:44 - 10/03/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Infeção

Mas afinal, o que torna essas pessoas 'invencíveis' contra o altamente contagioso novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, apesar de estarem expostas ao patógeno? Ora, esses indivíduos que resistem ao ataque viral podem ajudar a reduzir a transmissão do vírus, revela um artigo publicado pelo jornal Times of India.

A Covid-19 foi detetada pela primeira vez em novembro de 2019 na região de Wuhan, na China. Poucos meses depois, foi declarada uma pandemia global pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Desde então, o mundo inteiro tem estado sob o controle apertado de diretrizes que visam controlar o vírus que se manifesta com diferentes sintomas e gravidade dependendo das pessoas. 

Leia Também: Dose de reforço da Pfizer aumenta anticorpos contra Covid em até 25 vezes

Até ao momento, cinco estirpes mutantes do coronavírus foram classificadas pela OMS como variantes preocupantes.

Para reduzir o risco de propagação e de morte pelo vírus em todo o mundo os governos continuam a impor quarentenas, isolamentos, restrição no acesso a espaços públicos e outras medidas de contenção. 

Contudo, há uma seção de pessoas entre nós, que apesar de viver no mesmo ambiente pandémico e ter sido continuamente exposta ao vírus não contraiu a infeção.

Os 'invencíveis'

Um estudo do Imperial College de Londres, no Reino Unido,  aponta que pessoas que têm níveis mais elevados de células T, um tipo de célula de memória no sistema imunológico, desenvolvida a partir de outros coronavírus como o da gripe, apresentam uma maior imunidade contra o SARS-CoV-2,

"Descobrimos que níveis elevados de células T pré-existentes, criadas pelo organismo quando infectadas com outros coronavírus humanos, como a gripe comum, podem proteger contra a infecção pela Covid-19", disse à CNBC a Dra. Rhia Kundu, primeira autora do estudo.

Existem uma multiplicidade de coronavírus, muitos dos quais estão associados a gripes e constipações. De acordo com o estudo embora todos os coronavírus se comportem diferentemente, prevalecem determinadas características semelhantes entre si. Pode ser por causa dessa similaridade que as células imunológicas são capazes de reconhecê-los e combater o vírus assim que o corpo é exposto ao mesmo e daí certas pessoas não serem infetadas pela Covid-19. 

O papel dos genes

Os fatores genéticos desempenham um papel na determinação da suscetibilidade de um indivíduo à Covid-19. Estudos descobriram que a relação entre a genética e o sistema imunológico e a infeção pelo novo coronavírus também é crucial.

Segundo os investigadores, o comportamento dos antígenos leucócitos humanos determina a resposta à Covid-19.

"Os genes-chave que controlam a resposta imunológica são chamados antígeno leucocitário humano ou genes HLA. São importantes para determinar a sua resposta no encontro com a SARS-CoV-2. Por exemplo, pessoas com o gene HLA-DRB1*1302 são significativamente mais propensas a ter uma infecção sintomática", disse num comunicado Danny Altmann, professor de imunologia do Imperial College London.

Leia Também: Reinfeções por Ómicron são prováveis. Especialista diz quando

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório