Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Coronavírus: Cinco sinais de que já teve Ómicron sem se aperceber

Felizmente, e apesar de bastante infeciosa, a variante Ómicron do novo coronavírus SARS-CoV-2 é considerada mais leve e controlável comparativamente a outras estirpes.

Coronavírus: Cinco sinais de que já teve Ómicron sem se aperceber
Notícias ao Minuto

07:38 - 02/02/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Contágio

Dado que afeta em grande parte o trato respiratório superior, especialistas acreditam que não representa um risco direto para os pulmões, e é por isso que o número de casos de hospitalização e morte são significativamente menores do que o que testemunhamos durante a segunda vaga de Covid, explica um artigo publicado no jornal Times of India.

Todavia, perante este conjunto de sintomas mais suaves e semelhantes aos de uma constipação, tornou-se extremamente difícil diferenciar entre a Ómicron e uma gripe comum. Aliás, muitos dos indivíduos que desenvolvem sintomas descartam-nos como gripe e acabam por não ser testados para a Covid-19.

Leia Também: Identificada nova proteína usada pelo SARS-CoV-2 para infetar células

Dito isto, se ficou doente no passado, mas não fez o teste, existem alguns sinais que indicam se já esteve infetado com a variante:

Se teve sintomas e não foi testado

O Professor Tim Spector, à frente da aplicação britânica Zoe COVID Symptom Study APP, já havia destacado que sintomas como febre, tosse e perda de olfato estão agora na "minoria de sintomas". Sendo que anteriormente estes eram alguns dos sinais sólidos de infeção por Covid-19. 

Agora, com o surgimento da última variante Ómicron, assistiu-se a uma grande mudança no tipo de sintomas.

Se teve dor de garganta ou sensação de garganta arranhada, corrimento nasal, dor de cabeça, fadiga e dor corporal, tal pode ter sido o resultado de infeção pela estirpe. O professor Spector alertou para que todos os indivíduos com estes sintomas sejam imediatamente testados. 

Todas as pessoas na sua família adoeceram

Regra geral, os vírus respiratórios são extremamente infeciosos e atualmente a Covid-19 é o vírus mais dominante em todo o mundo.

A variante Ómicron, que foi detetada pela primeira vez em novembro de 2021 na África do Sul, provou ser mais transmissível do que as linhagens anteriores do coronavírus, incluindo a Delta. Ou seja, é improvável que alguém que entre em contato com uma pessoa infetada escape ao patógeno. 

Então, se esteve doente e notou que todos ao seu redor ficaram igualmente doentes um por um, provavelmente esteve infetado com a Ómicron. 

Problemas digestivos

De acordo com múltiplos relatos, pessoas infetadas pela nova variante do SARS-CoV-2 também podem experienciar problemas de estômago. 

De acordo com a ZOE Study App, diarreia, náuseas, vómitos e perda de apetite foram alguns dos sintomas sentidos em pessoas com Ómicron. 

Queda de cabelo

Alopecia ou perda de cabelo é uma questão prevalente e comum enfrentada por pessoas que recuperaram da Covid-19.

Especialistas acreditam que a perda de cabelo pode ser um efeito secundário persistente da infeção pelo coronavírus. Tal tem sido atribuído ao stress emocional, toma de medicamentos ou devido à libertação de citocinas pró-inflamatórias pelo organismo como uma resposta para combater o vírus.

Infeções oculares ou cutâneas

Segundo o jornal The Jerusalem Post, ter uma infeção ocular ou uma erupção nos dedos (condição comummente apelidada de 'dedos de Covid) pode significar que foi infetado com a Ómicron.

Embora seja considerada uma infeção mais ligeira, é ainda assim importante tomar medidas de proteção adequadas. À luz de quaisquer sintomas, não saia. Isole-se e monitorize os seus sintomas. Use máscara e mantenha a distância daqueles que são mais vulneráveis.

Leia Também: Estes sintomas de Ómicron podem ser confundidos com intoxicação alimentar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório