Largue o teclado! Eis os super benefícios de escrever 'à moda antiga'

Nem imagina.

tirar notas, escrever NÃO USAR

© iStock

Notícias ao Minuto
22/01/2022 15:00 ‧ 22/01/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Escrita à mão

A escrita à mão "ativa o cérebro mais do que o teclado e envolve competências motoras e cognitivas mais complexas", explica Pedro Domingos, diretor geral da BIC Iberia, em comunicado, a propósito da divulgação do "Relatório sobre a escrita à mão na era digital", realizado pela marca. 

Ao contrário dos teclados, escrever à mão ajuda a fomentar a criatividade e facilita a capacidade de aprendizagem, sobretudo nas crianças. De acordo com especialistas, o cérebro envolve-se de forma diferente quando escrevemos algo à mão, ao invés de teclar ou tocar num ecrã, pelo que melhora a memória.

Além disso, a investigação revela que há um vínculo entre o desenvolvimento da linguagem e o ato de escrever à mão. "Na verdade, as crianças que praticam a escrita à mão obtêm melhores resultados em leitura e ortografia", pode ler-se na mesma nota de imprensa. Segundo a BIC, os estudos endossam que a fluidez na escrita à mão está fortemente relacionada com a qualidade e quantidade dos textos escritos pelos estudantes.

"A escrita cursiva pode ativar partes do cérebro relacionadas com a fluidez da linguagem e reduzir distrações, aumentando o foco e fomentando a criatividade", aponta Pedro Domingos. Como tal, “é importante não apenas continuar a usar a escrita à mão, mas também aproveitar o seu uso para melhorar o processo de aprendizagem".

Leia Também: Mais de 100 mil crianças e jovens isolados desde que recomeçaram as aulas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas