Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Perigo no prato! Estes quatro alimentos prejudicam a memória (evite)

Nutricionista da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, dá a conhecer aqueles que são os alimentos mais prejudiciais para o seu cérebro. Evite.

Perigo no prato! Estes quatro alimentos prejudicam a memória (evite)
Notícias ao Minuto

10:00 - 18/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Perda de memória

A nossa memória não é apenas afetada por problemas e doenças, como a demência ou Alzheimer, cujo desenvolvimento é associado à velhice, explica um artigo publicado no jornal Metro. 

Sendo que certos alimentos são altamente prejudiciais à saúde e debilitam o funcionamento do cérebro.

Como tal, tenha em atenção esta lista, na qual Uma Naidoo - professora, psiquiatra e nutricionista da Harvard Medical School - destaca quatro grupos alimentares que deve evitar o mais possível: 

Açúcares adicionados

Para que funcione otimamente, o cérebro depende do açúcar adquirido a partir dos alimentos, contudo há que combater os excessos. Um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA aponta que quem ultrapassa a dose diária de açúcar recomendado (nomeadamente 25 gramas, segundo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde) tende a perder a plasticidade no hipocampo, zona responsável pela memória.

Leia Também: Estas pessoas têm o dobro das hipóteses de vir a ter Alzheimer

Fritos

De acordo com uma pesquisa, realizada pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, com 18 mil participantes, este tipo de alimentação está diretamente relacionada a uma pontuação mais na capacidade cerebral, de raciocínio e neuronal. 

Hidratos de carbono com elevado índice glicémico

O modo como, por exemplo, o pão branco, massa, arroz e derivados de farinhas refinadas são processados pelo organismo faz com que esses hidratos se transformem em açúcar, ou seja quantos mais carboidratos o alimento tiver, maior a quantidade de glicose no corpo. Ora, conforme já foi mencionado, o açúcar em excesso é prejudicial para a memória.

Álcool

A ingestão de álcool em demasia pode levar ao desenvolvimento de demência, sobretudo na população idosa - revela um estudo divulgado na publicação científica The BMJ

Leia Também: Demência atingirá 153 milhões de pessoas no mundo em 2050

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório