Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Dicas infalíveis para desfrutar (sem privações) da quadra natalícia

Sim, é possível.

Dicas infalíveis para desfrutar (sem privações) da quadra natalícia
Notícias ao Minuto

23:04 - 14/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Receitas

Não precisa de passar os dias festivos a contar calorias nem a privar-se de comer este ou aquele doce. O segredo está no equilíbrio. 

Com isso em mente, Vasco Névoa, nutricionista na Blueberry Clinic, partilha alguns conselhos de nutrição personalizados para que possa aproveitar a quadra natalícia em grande. 

Tem refluxo gástrico? A sua barriga tende a inchar?

Cada um de nós reage de forma diferente aos alimentos. Para muitas pessoas a batata-doce, as castanhas, os cogumelos e os cajus são um problema, quer sejam consumidos inteiros e crus ou em sopas, recheios e acompanhamentos. Doces natalícios como as azevias de grão-de-bico ou de feijão também podem causar incómodo a nível do sistema digestivo. Uma boa alternativa é fazê-las à base de amêndoa.

Opte pelos pastéis de bacalhau, aproveite os pratos acompanhados de batata branca, arroz, massas e hortaliças e 'vingue-se' na mousse de chocolate e nos papos de anjo.

Sofre de artrite reumatoide?

Deve ter cuidado com os laticínios, porque podem inflamar as suas articulações. Logo, o bacalhau com natas, gratinado ou espiritual vai ser um problema. O mesmo se aplica aos pudins em geral, que contêm leite.

A proteína bovina também pode ser prejudicial. Por isso, é melhor evitar a picanha e o rosbife, mas fique à vontade com o bacalhau assado, à lagareiro, ou com todos. O polvo, o cabrito, o coelho e o peru também estão convidados para a mesa. E as trouxas-de-ovos podem perfeitamente juntar-se à festa.

Tem alguma doença autoimune?

Os doentes celíacos devem evitar o glúten presente nos típicos doces de Natal. Sejam tartes, sonhos, filhoses, coscorões, broas, rabanadas, fatias douradas, bolo-rei ou rainha, pão de rala, fios de ovos, folhados e 'vol-au-vent', azevias, pataniscas, pão ralado... A lista é longa.

Na verdade, as restantes doenças autoimunes também podem beneficiar da exclusão do glúten. Assim, o arroz de pato, o bacalhau à brás ou à Zé do Pipo, o peru ou borrego assados são receitas adequadas. Procure temperar com ervas aromáticas como o tomilho, alecrim e orégãos.

À hora da sobremesa, um arroz doce ou torta de laranja são normalmente escolhas mais seguras.

Está com peso a mais? Tem pavor de engordar?

Vamos ser realistas: não vai ser no Natal e Ano Novo que vai conseguir perder peso. Aprecie as festas com os entes queridos, mas lembre-se que são só duas refeições (Natal e Ano Novo). Nem mais, nem menos. Em todas as restantes, deve seguir o plano do seu nutricionista.

Além disso, evite as sobras de doces, fazendo apenas metade da receita. Se fizer três sobremesas diferentes para cada refeição, vão sobrar restos para a semana inteira... Estes são alguns exemplos de como contornar eventuais problemas de saúde, para manter o espírito natalício. 

Leia Também: Esta popular bebida ajuda a prevenir doenças silenciosas. É fã?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório