Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 25º

Pessoas com estes tipos de sangue têm risco mais elevado de Covid-19

O tipo sanguíneo pode determinar o risco de contrair o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e quiçá o nível de gravidade da doença.

Pessoas com estes tipos de sangue têm risco mais elevado de Covid-19
Notícias ao Minuto

07:40 - 03/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Contágio

Um novo estudo divulgado pelo Hospital Sir Ganga Ram (SGRH) sugere que as pessoas com grupos sanguíneos A, B e Rh+ são mais suscetíveis à infeção por Covid-19, enquanto quem tem os tipos O, AB e Rh- apresenta um menor risco de infeção.

A pesquisa, publicada na revista científica Frontiers in Cellular and Infection Microbiology e citada pelo jornal Times of India, mostrou que indivíduos do sexo masculino do grupo sanguíneo B são mais propensos à Covid-19 do que as pacientes do sexo feminino com grupo sanguíneo B.

Mais ainda, pessoas com menos de 60 anos com tipo de sangue AB revelaram ter uma predisposição superior para contraírem a infeção por Covid.

Leia Também: Cerca de metade dos recuperados apresentam sintomas de Covid persistente

No entanto, o estudo não estabeleceu uma associação entre tipos sanguíneos e suscetibilidade à gravidade da doença, bem como a mortalidade.

"A síndrome respiratória aguda grave coronavirus-2 (SARS-CoV-2) é um novo vírus, e não está claro se os grupos sanguíneos têm algum impacto no risco ou progressão da Covid-19. Portanto, neste estudo investigamos a associação do grupo sanguíneo ABO e Rh com a suscetibilidade, prognóstico, tempo de recuperação e mortalidade da Covid-19", disse o Dr. Rashmi Rana, Consultor do Departamento de Pesquisa do SGRH, num comunicado.

Além disso, a pesquisa descobriu que pessoas com os tipos sanguíneos A e Rh+ registam uma diminuição no período de recuperação, enquanto aquelas com grupo sanguíneo O e Rh- tendem a recuperar mais rapidamente.

"Contudo, os tipos sanguíneos ABO e/ou Rh podem não ser responsáveis por essa associação, pois podem indicar um fator subjacente inexplorado, como a comorbidade. Portanto, estudos maiores, multicêntricos e prospetivos são necessários para verificar a relação entre os grupos sanguíneos e o SARS-CoV-2", partilhou o Dr. Vivek Ranjan, coautor da pesquisa e presidente do Departamento de Transfusão de Sangue do SGRH.

O estudo envolveu 2.586 pacientes que haviam testado positivo para a Covid-19. Estes foram submetidos a testes PCR em tempo real e foram de seguida admitidos no SGRH de 8 de abril de 2020 a 4 de outubro de 2020.

Entre os 2.586 pacientes infetados pela Covid-19, as frequências dos tipos sanguíneos A, B, O e AB corresponderam a 29,93%, 41,80%, 21,19% e 7,98%, respetivamente.

Dos pacientes, 98,07% eram Rh positivos. Observou-se que os grupos sanguíneos A e B tem uma suscetibilidade mais significativa à Covid-19, enquanto os grupos sanguíneos O e AB detêm um risco inferior de infeção pela Covid-19.

Leia Também: Pesquisa identifica pessoas com maior risco de Covid grave após vacinação

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório