Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Será cancro do pulmão? Seis sinais de alerta que muitos desconhecem

Tome nota.

Será cancro do pulmão? Seis sinais de alerta que muitos desconhecem
Notícias ao Minuto

07:58 - 02/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cancro

Os sintomas de cancro do pulmão não são exclusivos e podem confundir-se até com o cansaço do dia a dia. Assim, importa conhecer um conjunto de sinais e sintomas suspeitos para evitar situação já avançada.

Lembre-se que o facto de ter um ou mais dos sintomas aqui descritos pelo  serviço nacional de saúde britânico, citado pelo The Sun, não significa que tem cancro do pulmão. Deverá, ainda assim estar atento e consultar o seu médico ou um especialista, sobretudo se for fumador.

1- Tosse

A tosse nada mais é do que um reflexo de defesa do nosso corpo. Contudo, quando é persistente pode ser sinal de cancro do pulmão.

2- Infeção do tórax

Se apresentar infeções torácicas que vão e voltam, não ignore. Também pode ser cancro do pulmão.

3- Dor

Sentir dor a respirar e a tossir não é normal. Se sentir dor no braço ou no ombro, agende uma visita ao médico. Um tumor no topo do pulmão pode estar a causar pressão nessas zonas. 

4- Alterações nos dedos

Nota algo de diferente nos seus dedos? Estão mais curvos? As extremidades parecem-lhe maiores? No caso de se tratar de cancro do pulmão, os dedos podem ficar inchados, devido à falta de oxigénio. 

5- Inchaço 

Por vezes, os tumores provocam um inchaço inexplicável na cara e no pescoço. 

6- Hormonas descontroladas

Embora seja raro, a Cancer Research UK afirma que existem células cancerosas do pulmão que produzem hormonas que vão para a corrente sanguínea. "Estas hormonas podem causar sintomas que nem parecem estar relacionados com cancro do pulmão. Os médicos chamam-lhes síndrome paraneoplásica", explicam.

Dormência nos dedos dos pés ou nos próprios pés, fraqueza muscular, sonolência, tonturas, confusão mental, inchaço mamário nos homens e coágulos sanguíneos são alguns dos sintomas aos quais deve estar atento.

Outros sintomas de cancro do pulmão que jamais deve ignorar são a tosse com sangue, falta de ar, cansaço persistente, perda de peso inexplicável, falta de apetite e dor ao engolir.

Leia Também: Cuidado. O alimento que aumenta o risco de cancro e de diabetes tipo 2

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório