Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Cuidado. O alimento que aumenta o risco de cancro e de diabetes tipo 2

Todos sabemos que ingerir uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para a saúde.

Cuidado. O alimento que aumenta o risco de cancro e de diabetes tipo 2
Notícias ao Minuto

07:31 - 22/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Segundo um artigo publicado pelo jornal The Sun, peritos alertam para o facto de existir um tipo de alimento que é responsável por um 'surto' de cancro e por casos de diabetes de tipo 2.

As autoridades de saúde recomendam que os adultos não comam mais de 70g de carne vermelha ou processada por dia.

A orientação oficial afirma que a carne vermelha - como a carne de bovino, de borrego e de porco - é uma boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais e pode fazer parte de uma dieta equilibrada.

Escrevendo no BMJ Global Health, especialistas revelaram que as mortes em alguns países, atribuíveis à carne vermelha e processada, aumentaram em 75%.

Leia Também: Esta é a melhor dieta para emagrecer e reverter a diabetes tipo 2

Sendo que países de todo o mundo têm aumentado o seu consumo de carne vermelha e processada nos últimos 20 anos.

O estudo analisou as proporções de óbitos e anos de vida vividos com incapacidade atribuíveis à dieta como resultado de cancro do intestino, diabetes tipo 2 e doença cardíaca arterial coronária entre aqueles com idade igual ou superior a 25 anos em cada país.

Especialistas analisaram dados de 1993 a 2018 para 154 países e observaram 14 tipos de carne vermelha.

Estes eram todos derivados de carne de vaca, porco, cordeiro e cabra, e seis processados principalmente carne bovina e produtos à base de carne de porco, preservados por fumo, salga, cura, ou produtos químicos.

Os investigadores concluíram que as mortes relacionadas à dieta associadas ao comércio mundial de carne aumentaram em três quartos dos 154 países estudados entre 1993-5 e 2016-18.

Comparando o aumento da demanda em cada país com as mortes, os especialistas descobriram que tal representou 10.898 mortes atribuíveis em 2016-18, um aumento de quase 75% em relação aos números de 1993-5.

Em 2016-2018, os dez principais países onde as mortes atribuíveis estiveram mais ligadas ao consumo de carne incluíram: Holanda, Bahamas, Tonga, Dinamarca, Antígua e Barbuda, Seychelles, Emirados Árabes Unidos, Singapura, Croácia e Grécia.

Nesses países, as mortes devido à ingestão excessiva de carne representaram mais de 7% de todas as mortes atribuíveis a qualquer regime alimentar. 

Os especialistas disseram: "Este estudo mostra que os aumentos globais no comércio de carne vermelha e processada contribuíram para o aumento abrupto de doenças não transmissíveis". 

"Futuras intervenções deverão integrar urgentemente políticas de saúde com políticas agrícolas e comerciais, cooperando entre os países exportadores e importadores responsáveis". 

Anteriormente, já havia sido revelado que comer mais de 25g de carne por dia pode aumentar o risco de cancro de intestino.

Especialistas também descobriram que consumir apenas uma salsicha ou três tiras de bacon por dia aumenta o risco de doença cardíaca em 20%. 

Leia Também: Bomba relógio. Cinco superalimentos que reduzem os níveis de colesterol

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório