Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Arrepiante! Gatos podem ser psicopatas, sugere novo estudo

É o que mostra uma investigação publicada no Journal of Research in Personality.

Arrepiante! Gatos podem ser psicopatas, sugere novo estudo
Notícias ao Minuto

08:41 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais de estimação

Quantas vez dá por si, entretido, e, de repente, repara no seu gato, imóvel e sem expressão facial? Um estudo das universidades de Liverpool e John Moores, no Reino Unido, publicado no Journal of Research in Personality, revela que todos os gatos têm um traço de psicopatia. 

Os investigadores analisaram o comportamento de mais de dois mil gatos domésticos para chegar a esta conclusão perturbadora: "É provável que todos os gatos tenham um traço de psicopatia". No entanto, Rebecca Evans, uma das autoras do estudo, refere que esta característica já foi útil para os ancestrais dos gatos no que toca à procura de alimento, território e oportunidades de acasalamento. 

Os autores do estudo utilizaram a primeira ferramenta (CAT-Tri +) disponível para medir a psicopatia em gatos. No fundo, trata-se de um questionário, através do qual são avaliados os níveis de 'mesquinhez' do gato, traços como falta de empatia e agressividade, 'desinibição' e 'ousadia'. Depois, estas características são pontuadas numa escala de um a cinco.

A equipa de investigadores espera que este estudo possa contribuir para melhorar o relacionamento entre donos e animais de estimação, diminuindo, assim, as taxas de abandono. Evans diz que os donos e veterinários devem usar o questionário para perceber comportamentos indesejados e melhorar o ambiente dos gatos de acordo com o seu caráter. "Um gato com pontuação alta na seção 'ousado' precisa de brinquedos mais altos e espaço para escalar, porque o Cat-Tri + sugere que um gato ousado gosta de explorar e escalar", diz. Por outro lado, "enriquecer o ambiente para gatos atrevidos pode reduzir o comportamento agressivo em relação às pessoas, outros animais de estimação e lugares". 

Leia Também: Estes são os animais mais inteligentes do mundo (surpreenda-se!)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório