Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Lugares reais (e mágicos) da América Latina que inspiraram a Disney

É o caso dos filmes 'Encanto', 'Viva - A Vida é uma Festa' e 'Up'.

Lugares reais (e mágicos) da América Latina que inspiraram a Disney
Notícias ao Minuto

17:00 - 27/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Roteiros

Sabia que a América Latina inspirou célebres produções da Disney? Com isso em mente, a empresa de venda de visitas guiadas Civitatis preparou um roteiro com seis destinos mágicos.

Veja abaixo:

1- 'Encanto', uma viagem pela região cafeeira da Colômbia 

A fauna, a flora, a cultura, as tradições e a diversidade dos colombianos estão presentes em 'Encanto'. A Disney viajou para Bogotá, Cartagena, Barichara, Salento, Palenque e Vale do Cocora para absorver toda a essência do país. As casas coloniais, as tradicionais arepas (prato de massa de pão feito com milho moído) e até os burros e mulas de carga, tão comuns na região cafeeira da Colômbia, são muito explorados na animação. Quem quiser mergulhar no mundo de 'Encanto' pode fazer uma trilha pelo vale do Cocora. Agora, se está à procura de algo mais tranquilo, pode visitar a fazenda El Ocaso, onde é possível saber tudo sobre a cultura do café colombiano.

2- 'Viva - A Vida é uma Festa', uma animação mística inspirada na América Latina

Lançado em 2017, este filme da Disney e da Pixar conquistou meio mundo e também ajudou a compreender melhor a festividade do Dia dos Mortos, tão celebrado no México. Cidades como Guanajuato, San Andrés Mixquic ou Pátzcuaro serviram de inspiração para criar muitas das cenas que Miguel, o protagonista da história, percorre. Também é possível ver cenas em que se podem reconhecer monumentos emblemáticos como as pirâmides de Teotihuacán ou a igreja de San Juan Parangaricutiro. Sabia que a aldeia deste templo foi praticamente enterrada após uma erupção vulcânica em 1943?

3- 'Up – Altamente!' e a cascata mais alta do mundo


Quem não chorou nos primeiros cinco minutos de 'Up'? Embora o início seja triste e nostálgico, o público e os críticos apaixonaram-se em 2009 com as aventuras de Carl Fredricksen e do pequeno Russell. A cascata do filme é inspirada na Angel Falls (ou Salto Ángel), a queda de água mais alta do mundo. Localizada no Parque Nacional de Canaima, na Venezuela, a cascata tem 979 metros de altura e é Património da Humanidade.

4- 'Rio', aventuras da avifauna do Brasil

Outra animação da Disney inspirada na América Latina é 'Rio'. Embora tenha sido originalmente produzida pela fábrica da 20th Century Fox, a compra desta empresa pela Disney transformou a arara azul que protagoniza o filme em outra personagem desta grande família de desenhos animados. As praias do Rio de Janeiro, vistas incríveis da Baía de Guanabara, o famoso Cristo Redentor, a exuberante selva do Parque Nacional da Tijuca e, claro, o Carnaval do Rio são todos apresentados no filme.

5- 'Pacha e o Imperador'

'Pacha e o Imperador' leva-nos a um passado distante para aprender sobre a civilização Inca, no Peru. Embora o filme não ofereça muitas pistas em relação à localização dos seus cenários, podemos ver diferentes paisagens da selva peruana e, sobretudo, uma aldeia antiga que poderá ser inspirada pelas ruínas de Machu Picchu. No personagem principal, Kuzco, encontramos também referências claras ao país latino-americano e a uma das suas cidades mais emblemáticas: Cusco.

6- 'A Caixinha de Surpresas', a animação da Disney com uma longa história

O mais antigo dos filmes desta lista é A Caixinha de Surpresas, lançado em 1944, em plena Segunda Guerra Mundial. O papagaio Zé Carioca, do Brasil, e o galo Panchito Pistolas, do México, acompanham o Pato Donald numa aventura única que, para alguns, encerra uma mensagem de amizade e aliança em tempos políticos conturbados. Na animação, Pato Donald contempla as praias de Acapulco, no México, e faz um tour por Salvador, na Bahia

Leia Também: A série 'La Casa de Papel' passou por estes nove locais (e são incríveis)

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório