Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Boas notícias? Variante Delta pode sofrer mutações e extinguir-se

Grupo de cientistas acredita que esta extinção natural pode já ter ocorrido no Japão após o país ter sido severamente afetado pelo crescimento de casos de Covid-19 em agosto.

Boas notícias? Variante Delta pode sofrer mutações e extinguir-se
Notícias ao Minuto

23:36 - 22/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Serão estas boas notícias? A variante do coronavírus Delta, atualmente dominante em Portugal, pode sofrer mutação e extinguir-se a si mesma.

De acordo com cientistas, este tipo de mutação já começou a acontecer no Japão, que foi severamente afetado por esta variante há cerca de três meses.  
 
Os casos chegaram a atingir 23 infetados por dia em agosto, mas, desde então, os números têm caíram significativamente.

Para justificar esta queda abrupta, os cientistas acreditam que a mutação contínua desta variante fez com que esta se eliminasse por si só. 

Segundo o jornal The Japan Times, as mutações tendem a tornar o vírus mais potente, porém a composição do vírus muda com o tempo e os genes sofrem "erros de cópia", que podem levar a "becos sem saída evolutivos". Investigadores do Instituto Nacional de Genética de Mishima, no Japão, identificaram uma série de mutações genéticas antes da paragem repentina no processo de evolução.

"Acreditamos que [o vírus] se tornou um vírus defeituoso e não foi capaz de fazer cópias de si mesmo", diz Ituro Inoue, professor de genética do instituto. "Achamos que em algum momento, durante as mutações, o vírus se encaminhou para a extinção natural”, acrescenta. 

Simon Clarke, chefe da Divisão de Ciências Biomédicas e Engenharia Biomédica da Universidade de Reading, explica ao The Sun que esta extinção natural pode, de facto, acontecer, mas alerta que há mais variantes além da Delta e que o caminho para a extinção ou imunidade suficiente para quebrar cadeias de transmissão ainda é longo. 

Leia Também: Descoberto antiviral à base de plantas capaz de bloquear variante Delta

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório