Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Alerta, amantes de queijo! Estas são as variedades mais saudáveis

O queijo pode ser uma excelente fonte de proteína e cálcio, porém nem todos os tipos são igualmente benéficos para a saúde. Entenda.

Alerta, amantes de queijo! Estas são as variedades mais saudáveis
Notícias ao Minuto

14:00 - 16/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

É difícil encontrar quem não gosta de uma bela fatia de queijo - abundante em proteínas, cálcio, vitaminas e aminoácidos essenciais, é por outro lado um alimento rico em caloria, gordura e sódio, explica um artigo publicado pela CNN. 

"Se gosta de queijo, saiba que pode ser uma boa fonte de proteína. Pode ser uma boa fonte de cálcio. É bom comer sem exagero, porque pode acumular muitas calorias rapidamente", disse Lourdes Castro Mortillaro, nutricionista e diretora do NYU Food Lab, à CNN.

Leia Também: Estes são os dez vegetais mais saudáveis para qualquer dieta. É fã?

A proteína presente neste laticínio é uma boa alternativa às proteínas derivadas da carne, visto ser de origem animal e contém todos os aminoácidos essenciais que o organismo necessita, no entanto é incapaz de se sintetizar por si mesmo, sublinhou a nutricionista.

No entanto, como acontece com tudo relacionado à nutrição, a moderação é a palavra chave, referiu Castro Mortillaro.

Mas afinal, qual é o tipo de queijo mais saudável? Ora, segundo os especialistas a resposta depende do seu corpo e das suas necessidades nutricionais - eis, o que deve saber:

Ricota leva o ouro

Tanto Castro Mortillaro quanto Emily Martorano, nutricionista especializada em controlo de peso do programa NYU Langone, concordam que a ricota é a grande vencedora quando a questão é saúde. 

A ricota é produzida através do tratamento do soro que sobra após a coagulação do leite para a produção de queijo.

Como tal, este queijo contém uma concentração elevada de proteína de soro de leite ou 'whey protein', que é fácil e rapidamente metabolizada pelo organismo.

"A 'whey protein' é uma das formas mais absorvíveis de proteína e contém uma ampla gama de aminoácidos”, explicou Martorano. “Portanto, ela é a melhor aposta para quem está procurando ganhar músculos, ganhar força e, ao mesmo tempo, perder gordura e peso”.

Queijos duros pedem cautela

Para Mortillaro, os queijos mais duros como parmesão, pecorino ou gouda também estão entre as opções mais saudáveis, todavia quando ingeridos com moderação.

Ao conterem uma menor quantidade de água e serem mais concentrados, "os queijos duros têm mais cálcio e provavelmente ficará saciado com quantidades menores, então tende a não consumir em excesso", explicou.

No entanto, por serem mais concentrados, os queijos mais duros também podem ter um teor de sódio mais alto do que os mais macios.

"Se é hipertenso, tem de controlar o consumo de sódio ou se tem problemas renais, provavelmente é melhor optar por um queijo mais macio", acrescentou a diretora do NYU Food Lab. 

Melhor queijo para controlar o peso

Se está a tentar emagrecer, a proteína é o busílis da questão, visto que este nutriente aumenta os níveis de saciedade por mais tempo e contribui para o ganho de massa muscular. 

Um bom método para perceber quais queijos se enquadram nessa categoria é considerar uma proporção de 1:10 de proteína para calorias, diz Martorano.

"Por cada 100 calorias, deve haver pelo menos dez gramas de proteína, e isso dirá se esse queijo é uma boa fonte de proteína e, por sua vez, um queijo mais saudável", partilhou à CNN. 

Alguns queijos recomendados são o queijo suíço light, queijo cheddar light e ricota.

Queijos 'proibidos'

Evite consumir variedades altamente processadas, incluindo queijo em lata, fatias embaladas individualmente e queijo que nem sequer necessita de ser colocado no frigorífico. 

“Queijo cremoso para barrar, queijo americano e até mesmo 'cream cheese' fornecem proteína mínima para um teor de gordura e sódio muito maior", alertou Martorano.

"Fresco é sempre melhor", concluiu. 

Leia Também: Dieta: Seis hábitos que não são tão saudáveis como pensa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório