Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 14º

Edição

Bebe álcool em excesso? Sintomas precoces de doenças incuráveis do fígado

O consumo de álcool pode ser extremamente prejudicial para o fígado. Beber em demasia pode levar a danos incuráveis no órgão e pode ter um forte impacto na sua saúde geral.

Bebe álcool em excesso? Sintomas precoces de doenças incuráveis do fígado
Notícias ao Minuto

08:24 - 22/10/21 por Notícias ao Minuto 

Lifestyle Cirrose hepática

Esta forma de dano no fígado também é conhecida como doença hepática relacionada ao álcool (ARLD).

Enquanto muitos outros fatores podem afetar a saúde hepática, a doença hepática relacionada ao álcool pode levar a três condições distintas, nomeadamente: doença hepática gordurosa alcoólica, hepatite alcoólica e cirrose alcoólica - que por sua vez, podem causar complicações extremas.

Leia Também: Cuide do seu fígado: Dez sintomas de cancro

Dito isto, o jornal Times of India partilhou alguns sinais iniciais de danos no órgão para ajudá-lo a verificar e a controlar o seu consumo de álcool:

Fadiga

No que diz respeito ao fígado, a fadiga pode ser um sintoma revelador de que algo não está bem. Independentemente do motivo pelo qual o seu fígado está a sofrer - pode ser devido a um vírus, consumo excessivo de álcool ou uma doença hereditária - sentir-se fraco e cansado é um sinal comum. Tal pode durar por um longo período de tempo, pode ser leve ou pode causar complicações drásticas.

Falta ou perda de apetite

Grandes quantidades de consumo de álcool podem suprimir o apetite. Pode fazer com que a pessoa se sinta enjoado e menos energética. Além disso, devido à falta de ingestão de nutrientes e minerais, pode contribuir para danos nas células do fígado.

Náusea

Doenças hepáticas, como a hepatite alcoólica, podem muitas vezes levar a náuseas e vómitos, acompanhados de sensibilidade abdominal e desconforto, febre e a uma sensação geral de estar doente.

Perda de peso inexplicável

Dado que o consumo excessivo de álcool pode causar diminuição ou perda de apetite, a perda de peso rápida e inexplicável também pode ser um sinal de danos no fígado. 

Inchaço do fígado

Anos e anos de consumo de álcool podem deixar o fígado inflamado e inchado. Um sintoma comum de ARLD, o inchaço do fígado é prevalente em pessoas que sofrem de danos hepáticos decorrentes da ingestão excessiva de álcool. Este dano pode ainda causar cicatrizes, levando à cirrose, o estágio final das doenças do fígado.

Leia Também: Colangite biliar é uma doença silenciosa, mas com consequências graves

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório