Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Janelas 'despidas'? Com estes cortinados de sonho, nunca mais

O conforto e a privacidade de uma casa devem-se, em grande parte, aos cortinados que 'vestem' as janelas. Mas não ignoremos o potencial decorativo que os cortinados também comportam. Havendo diferentes tipos de cortinados, pelo que a variedade é muita, saiba como fazer as apostas certas dependendo dos seus gostos e necessidades de cada divisão.

Janelas 'despidas'? Com estes cortinados de sonho, nunca mais
Notícias ao Minuto

07:12 - 04/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Ainda se lembra da sensação, da última vez que mudou de casa, transmitida pelas janelas sem cortinados? Ou, mesmo que já tenha sido há muito, quando lava os cortinados de determinada divisão da casa, não parece que a mesma fica 'despida'?

Pois bem, os cortinados têm esse poder de 'vestir' as janelas dos vários compartimentos do lar, potenciando o conforto. Afinal, são os principais responsáveis por nos garantirem a privacidade que todos desejamos dentro de quatro paredes.

Isto para lá da sua vertente mais funcional de travar a entrada de luz, tornando possível dosear a claridade pretendida, além de serem ainda uma ajuda a controlar a circulação do ar ou a nível de acústica, quando temos as janelas abertas.

Mas não nos esqueçamos, os cortinados são também um importante elemento decorativo, podendo, inclusive, dar o mote à linha de decoração que queremos implementar em determinado compartimento, ajudando a equilibrar todas as composições e conferindo um toque de requinte à harmonia idealizada. Mas que cortinados escolher? Possivelmente, já se terá deparado com este dilema. Fique com alguns conselhos da hôma - Happy Home Living para que possa considerar as opções mais adequadas a diferentes situações.

Translúcidos, opacos ou isolantes: Cortinados para todos os gostos (e necessidades)

São vários os tipos e materiais de cortinados com que poderá vestir as janelas de sua casa. Cortinados mais translúcidos, como os de linho, transmitem uma maior leveza, deixando entrar mais claridade e promovendo a ideia de que a divisão onde estão inseridos é mais ampla.

Notícias ao Minuto © hôma  

Serão uma excelente opção para enquadrar numa sala, onde a privacidade não será um critério tão flagrante, ou num escritório, espaço de trabalho por excelência, onde um facilitador da entrada de luz natural será, por norma, muito bem-vindo.

No que à diversidade de cores diz respeito, escolher tons claros e mais neutros poderá ser acertado, uma vez que lhe dará mais liberdade para conjugar com padrões e texturas de outros elementos decorativos.

Notícias ao Minuto © hôma  

Mas também pode arriscar, optando, por exemplo, por uma combinação de macramé e juta, que, por certo, imprimirá um cunho de arrojo e caráter ao compartimento em causa.

Notícias ao Minuto

© hôma

Por outro lado, se a privacidade for um requisito indispensável a ter em conta na decoração do seu lar, cortinados opacos poderão ser uma boa solução. Poderão deixar entrar alguma claridade - ainda que menos do que os translúcidos -, mas permitem certificar-se de que quem passa na rua não consegue ver para dentro de sua casa. Estes cortinados, que no fundo constituem um meio-termo, coadunam-se perfeitamente com o ambiente de uma sala, mas também podem ser incluídos num quarto.

Notícias ao Minuto © hôma  

Todavia, se é adepto de ausência total de luz para dormir - e não tem estores nas janelas do quarto, ou simplesmente não quer ter o trabalho adicional de os fechar e abrir diariamente - quererá considerar cortinados opacos, que assegurarão que o espaço do quarto está devidamente blindado à entrada de claridade. Estes cortinados podem também ser conjugados, por exemplo, com uns translúcidos, conseguindo assim conciliar 'o melhor de dois mundos'.

Notícias ao Minuto © hôma  

Varões, um aliado fundamental

De pouco lhe servirá ter os cortinados com que sempre sonhou se não tiver como os pendurar, certo? Ora, os varões são, portanto, um aliado fundamental para que os cortinados consigam cumprir o seu propósito. Mas também os varões devem ser entendidos como elementos decorativos, até para não destoarem dos cortinados que cuidadosamente escolheu.

Notícias ao Minuto

© hôma 

De ferro forjado, ou mais contemporâneos, ou antes orientados para uma componente mais funcional - mas sem negligenciar os atributos decorativos - são bastantes as opções de varões que tem ao dispor, dependendo dos cortinados e das respetivas divisões.

Notícias ao Minuto © hôma  

E se preferir estores?

Caso os cortinados não sejam a opção mais válida para determinada divisão, como por exemplo a cozinha, ou por uma questão meramente de ordem estética, poderá sempre optar por estores, existindo também uma variedade de alternativas - mais ou menos opacos, mais ou menos decorados - que poderão dar resposta ao que pretende. 

Notícias ao Minuto

© hôma  

Como já percebeu, diversidade não falta, e na hôma - Happy Home Living poderá encontrar opções para todos os gostos e com vocação para preencher diferentes necessidades, quer decorativas quer funcionais, de uma casa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório