Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Guia Michelin atribui estrelas a restaurantes de Moscovo pela 1.ª vez

O Guia Michelin atribuiu hoje estrelas a nove restaurantes de Moscovo (Rússia) pela primeira vez na história, tendo sete sido premiados com uma estrela e dois com duas, de acordo com o diretor internacional do organismo, Gwendal Poullennec.

Guia Michelin atribui estrelas a restaurantes de Moscovo pela 1.ª vez
Notícias ao Minuto

07:15 - 15/10/21 por Lusa

Lifestyle Guia Michelin

Twins Garden, de gémeos Ivan e Sergei Berezutsky, recebeu duas estrelas, assim como Artest do grupo russo Novikov, com o chef Artem Estafev.

Entre os restaurantes distinguidos com uma estrela encontra-se o estabelecimento White Rabbit do chef Vladimir Moukhine.

O prémio culinário de três estrelas, o máximo atribuído pelo Guia Michelin, não foi atribuído a nenhum chef.

No total, 69 restaurantes entraram na lista na primeira edição do Guia Michelin dedicado a Moscovo.

A cozinha russa tem mostrado nos últimos anos -- e em particular desde que o embargo aos produtos frescos europeus entrou em vigor em 2014 -- de criatividade utilizando produtos tradicionais, como caranguejos do Médio Oriente, peixes do Ártico, pão preto borodinski ou "smetana" (creme azedo), sem falar no "borscht", sopa tradicional de beterraba.

O guia 2021 atribui três novas distinções na categoria de duas estrelas ('cozinha excecional, merece o desvio') e 21 na de uma estrela ('cozinha de grande nível, compensa parar'), além de 53 novos 'Bib Gourmand' e 105 novos estabelecimentos na categoria de 'prato'.

Os inspetores avaliam os restaurantes consoante vários critérios, nomeadamente a qualidade dos produtos, a criatividade e apresentação, o domínio do ponto de cozedura e dos sabores, a relação qualidade/preço e a regularidade da cozinha para decidir a qualificação dos restaurantes.

Editado em 30 países, o Guia Michelin distingue aqueles que os seus inspetores consideram como os melhores restaurantes e hotéis, afirmando-se como "uma montra da cozinha mundial", que "revela o dinamismo culinário de um país, bem como as novas tendências e os futuros talentos".

O Guia Michelin "cria valor para os restaurantes, atribuindo-lhes prémios todos os anos, contribuindo assim para o prestígio da gastronomia local e para o atrativo turístico dos territórios", afirma a empresa, num comunicado divulgado hoje à noite.

Leia Também: IVAucher: 10 restaurantes em Lisboa onde pode usufruir dos descontos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório