Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Frequência cardíaca elevada é fator de risco para doenças cardíacas

Não deixe o coração acelerar!

Frequência cardíaca elevada é fator de risco para doenças cardíacas
Notícias ao Minuto

16:39 - 11/10/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coração

A nova campanha da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), com o apoio da Merck, alerta que quando o coração acelera demasiado está na hora de consultar um médico.

De acordo com Manuel Carrageta, cardiologista e presidente da FPC, num comunicado enviado às redações: "A frequência cardíaca de repouso elevada é um fator de risco de hipertensão, diabetes e de doença cardiovascular, tal como os fatores de risco tradicionais, podendo ser comparada, neste sentido, à hipertensão arterial, ao tabagismo e à dislipidemia".

Como tal, relativamente à frequência cardíaca, os 80 batimentos por minutos (bpm) é valor que todos devem ter em atenção. 

Leia Também: Má nutrição durante a gravidez pode levar a doenças cardíacas nos filhos

Adicionalmente, é determinante medir regularmente os batimentos, que "pode e deve ser feito com frequência, visto tratar-se de um indicador clínico fácil de obter, que poderá identificar determinados indivíduos em risco de desenvolver doença cardiovascular e também diabetes". 

"A frequência cardíaca de repouso sistematicamente elevada deve ser valorizada, pois constitui um fator de risco que pode anunciar o futuro aparecimento de doença, morte cardiovascular e de diabetes"

"Muitos estudos epidemiológicos mostram que esta elevação da frequência cardíaca é um fator de risco para desenvolver hipertensão arterial", afirma. 

Consequentemente, ter a frequência cardíaca continuamente alta "deve ser interpretada como um aviso para se iniciarem medidas preventivas que corrijam este desequilíbrio. É o momento para a medicina preventiva fazer o seu trabalho". 

Segundo Carrageta, são várias as situações que podem fazer com que a frequência cardíaca em repouso ultrapasse os 80 bpm: "como doenças da tiroide, anemia, excesso de álcool, cafeína e stress".

Porém, é necessário ter em conta que poderá tratar-se de algo mais.

"Depois de excluir estas situações e ter-se comprovado a presença de uma frequência cardíaca de repouso alta, podemos pensar que mecanismos causam esta taquicardia relativa. Pensa-se que seja devido a um desequilíbrio do sistema nervoso autónomo, com predomínio do sistema simpático sobre o sistema vagal", diz o especialista. 

Para Manuel Carrageta trata-se de um fator de risco para o qual os portugueses "não estão sequer informados, quanto mais sensibilizados para a sua importância, que tem sido esquecida na informação disponibilizada à nossa população". Daí ser urgente o reforço da mensagem: "não ultrapasse os 80 bpm". 

Todavia, a boa notícia é que "melhorando o estilo de vida, nomeadamente através da prática regular do exercício, redução do peso corporal, do stress, da ingestão excessiva de  álcool e da cafeína", é possível manter a frequência cardíaca em repouso controlada.

"Algumas vezes pode mesmo ser necessário recorrer ao emprego de fármacos que ajudem a controlar a frequência cardíaca e, ao mesmo tempo, a pressão arterial elevada que, como já referimos, costuma estar associada, mais tarde ou mais cedo, a este aumento da frequência cardíaca", sublinha Carrageta.

Num momento em que ainda enfrentamos a doença da Covid-19, o médico considera que é de extrema importância recordar que a pandemia cardiovascular continua a ser a que mais mata em Portugal.

No âmbito desta campanha vão decorrer, em mais de 220 farmácias, rastreios à frequência cardíaca. 

Leia Também: Retenção de líquidos, doenças cardíacas... Os perigos do sal

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório