Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2021
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 23º

Edição

Cientistas detetam microcoágulos em doentes com Covid persistente

Ao analisarem amostras de plasma sanguíneo em doentes que sofriam de Covid-19 persistente, investigadores detetaram a presença de um excesso de moléculas inflamatórias retidas no interior de coágulos sanguíneos microscópicos.

Cientistas detetam microcoágulos em doentes com Covid persistente

De acordo com um estudo da Stellenbosch University, na África do Sul, divulgado na revista Cardiovascular Diabetology e citado pela publicação Science Daily, os microcoágulos podem ser a causa de alguns dos sintomas mais prolongados associados à Covid persistente.

Durante a pesquisa, os investigadores identificaram a presença de moléculas retidas nesses aglomerados sanguíneos, que por sua vez continham proteínas como fibrinogénio - substância responsável pela coagulação do sangue.

Leia Também: AstraZeneca. Síndrome rara de coágulos com elevada taxa de mortalidade

Adicionalmente, os investigadores sul-africanos aperceberam-se que níveis elevados de alfa-2-antiplasmina em pacientes com Covid-19 grave ou persistente levam a uma incapacidade do corpo em quebrar os coágulos.

Ao invés, em indivíduos saudáveis, o complexo plasmina-antiplasmina (PAP), formado pela alfa-2-antiplasmina, equilibra a coagulação do sangue e a fibrinólise. Ou seja, a quebra de fibrina, prevenindo assim que se formem coágulos.

Segundo a opinião dos especialistas, em casos de Covid-19 severa ou prolongada, a coagulação é um elemento chave para a evolução da patologia. 

Agora, os cientistas recomendam a realização de mais estudos que incidam sobre um regime de terapias que apoiem a coagulação e a função do sistema fibrinolítico em indivíduos com sintomas persistentes de Covid-19. 

Segundo a Science Daily, os académicos planeiam realizar em breve uma nova investigação e desta vez mais ampla. Para tal, já recolheram amostras de sangue de 100 indivíduos com Covid longa e de 30 pessoas saudáveis, provenientes de um levantamento feito em maio.

Leia Também: Formação de coágulos. Afinal, qual é a relação entre trombose e Covid-19?

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório