Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Cientistas detetam microcoágulos em doentes com Covid persistente

Ao analisarem amostras de plasma sanguíneo em doentes que sofriam de Covid-19 persistente, investigadores detetaram a presença de um excesso de moléculas inflamatórias retidas no interior de coágulos sanguíneos microscópicos.

Cientistas detetam microcoágulos em doentes com Covid persistente
Notícias ao Minuto

07:39 - 07/10/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Inflamação

De acordo com um estudo da Stellenbosch University, na África do Sul, divulgado na revista Cardiovascular Diabetology e citado pela publicação Science Daily, os microcoágulos podem ser a causa de alguns dos sintomas mais prolongados associados à Covid persistente.

Durante a pesquisa, os investigadores identificaram a presença de moléculas retidas nesses aglomerados sanguíneos, que por sua vez continham proteínas como fibrinogénio - substância responsável pela coagulação do sangue.

Leia Também: AstraZeneca. Síndrome rara de coágulos com elevada taxa de mortalidade

Adicionalmente, os investigadores sul-africanos aperceberam-se que níveis elevados de alfa-2-antiplasmina em pacientes com Covid-19 grave ou persistente levam a uma incapacidade do corpo em quebrar os coágulos.

Ao invés, em indivíduos saudáveis, o complexo plasmina-antiplasmina (PAP), formado pela alfa-2-antiplasmina, equilibra a coagulação do sangue e a fibrinólise. Ou seja, a quebra de fibrina, prevenindo assim que se formem coágulos.

Segundo a opinião dos especialistas, em casos de Covid-19 severa ou prolongada, a coagulação é um elemento chave para a evolução da patologia. 

Agora, os cientistas recomendam a realização de mais estudos que incidam sobre um regime de terapias que apoiem a coagulação e a função do sistema fibrinolítico em indivíduos com sintomas persistentes de Covid-19. 

Segundo a Science Daily, os académicos planeiam realizar em breve uma nova investigação e desta vez mais ampla. Para tal, já recolheram amostras de sangue de 100 indivíduos com Covid longa e de 30 pessoas saudáveis, provenientes de um levantamento feito em maio.

Leia Também: Formação de coágulos. Afinal, qual é a relação entre trombose e Covid-19?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório