Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Uso de máscara nas escolas ajuda a prevenir surtos e propagação do vírus

De acordo com pesquisas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), as máscaras podem tornar o ambiente escolar mais seguro.

Uso de máscara nas escolas ajuda a prevenir surtos e propagação do vírus
Notícias ao Minuto

08:37 - 27/09/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Dados do CDC indicam que existe uma grande probabilidade de ocorrência de surtos de Covid-19 em escolas que não exigem que os alunos e funcionários usem máscaras, reporta um artigo publicado pela CNN.

Dois estudos divulgados na sexta-feira, dia 24 de setembro, fundamentam a recomendação da agência para o uso amplo de máscaras nos estabelecimentos de ensino. 

Leia Também: Covid-19: Os principais efeitos secundários da vacina nas crianças

Um estudo levado a cabo no estado do Arizona, nos EUA, mostrou que escolas sem requisitos de máscaras detinham uma probabilidade aproximadamente 3,5 vezes maior de experienciarem um surto de Covid-19, comparativamente a escolas em que o uso da máscara era obrigatório.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores analisaram dados de mil escolas de ensino primário e secundário nos condados de Maricopa e Pima, no Arizona.

Segundo os investigadores, entre meados de julho até ao final de agosto, ocorreram 191 surtos associados a escolas. As escolas com obrigatoriedade universal de máscaras em vigor desde o começo do ano representaram cerca de 31% do conjunto de instituições analisadas, porém somente cerca de 8% dos surtos.

Enquanto isso, as escolas sem exigência de máscaras foram responsáveis por 59% desses surtos, mas menos da metade (48%) do conjunto total de escolas estudadas.

No começo de agosto, o CDC ajustou as recomendações de máscaras nas escolas para incluir todos, independentemente do status de vacinação, devido à propagação avassaladora da variante Delta do coronavírus nos Estados Unidos. 

"Eu diria que os dados realmente mostram que o uso de máscaras diminui os surtos nas escolas", afirmou a diretora do CDC.

"Portanto, com o propósito de manter os nossos filhos na escola, colocá-los na escola, mantê-los seguros, as máscaras realmente são fundamentais", acrescentou.

Entretanto, uma outra pesquisa realizada pelo CDC, divulgada na sexta-feira, determinou que as taxas de casos entre crianças aumentaram mais em condados onde as escolas não tinham requisitos de máscara do que em condados onde as escolas exigiam o uso universal do acessório.

Sendo que entre a semana antes do início das aulas e a semana após o começo do ano letivo, o número de casos pediátricos subiu mais do que o dobro em condados sem diretrizes de máscara nas escolas do que em condados com a medida em vigor.

A CNN revela que consequentemente os condados sem requisitos de máscara escolar adicionaram uma média de cerca de 35 novos casos pediátricos por 100 mil crianças a cada dia ao longo desse período de duas semanas, relativamente um crescimento aproximado de 16 novos casos pediátricos por 100 mil crianças a cada dia em condados com a exigência de proteção.

O CDC sublinha assim a importância de "estratégias de prevenção em camadas", que incluam vacinação, testes, máxima ventilação e distanciamento físico juntamente com o uso de máscaras, de modo a deter a propagação da Covid-19 e criar ambientes escolares seguros.

Leia Também: Cientistas de Wuhan e EUA "planearam infetar morcegos com coronavírus"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório