Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Vacina Clover é 100% eficaz em casos graves de Covid, diz investigadora

Pesquisa acerca dos efeitos do imunizante foi realizada em pacientes na Bélgica, Filipinas, Brasil, Colômbia e África do Sul.

Vacina Clover é 100% eficaz em casos graves de Covid, diz investigadora
Notícias ao Minuto

08:26 - 23/09/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Perante o término da fase 3 de testes clínicos com a vacina Clover — criada pela fabricante chinesa Sichuan Clover Biopharmaceutical —, a médica Sue Ann Costa Clemens, professora da Universidade de Oxford e coordenadora dos testes no Brasil, explicou à CNN que o imunizante revelou ser 100% eficaz em casos graves de Covid-19, evitando assim o risco de internamentos ou de óbito como consequência da patologia pandémica. 

Entretanto, em indivíduos infetados com variantes do coronavírus que evoluem para quadros mais severos, a vacina mostrou igualmente ser 100% eficiente. 

Já para os casos ligeiros a moderados contra qualquer uma das variantes em circulação essa eficácia correspondeu a 83%.

Segundo a CNN, os investigadores analisaram a ação da Clover, tendo em conta os níveis de anticorpos no sangue presentes nos voluntários, levando em especial consideração se esses anticorpos eram funcionais. Por outras palavras, verificando se esses anticorpos ofereciam de facto proteção e imunidade celular contra o SARS-CoV-2.

A fabricante chinesa mencionou à CNN, que está a requerer pedidos de registo do imunizante na China, União Europeia e à Organização Mundial da Saúde (OMS).

"É uma vacina que mostra eficácia em todos os casos que foram sequenciados, além de já ter provado eficácia tanto em pessoa soronegativa e soropositiva, que já tinham sido previamente infetadas. Também é importante destacar que, durante os estudos, em todos os casos sequenciados, não foi detetado nenhum da estirpe original. Tal mostra ao mundo que o vírus original é quase inexistente e que está a ser substituído pelas variantes", comentou Clemens. 

Leia Também: Moderna e Pfizer são ambas eficazes, mas uma é mais, revelam estudos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório