Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2021
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

"A presença da cirurgia plástica na vida dos jovens"

Um artigo de opinião de Tiago Baptista Fernandes, diretor Clínico de Cirurgia Plástica da Up Clinic, sobre o facto de as cirurgias estéticas estarem a ser cada vez mais procuradas pelos jovens.

"A presença da cirurgia plástica na vida dos jovens"

"As mudanças corporais e faciais têm vindo a ganhar um lugar cada vez mais cativo na vida dos adolescentes. Quer seja a níveis estéticos ou funcionais, a procura por procedimentos que melhorem a perceção da imagem que têm de si próprios tem subido exponencialmente, em grande parte devido ao mundo digital e ao seguimento de padrões de beleza nele expostos.

Atualmente, as redes sociais permitem uma comparação constante e um desejo por determinados padrões de beleza, evidenciando a vontade de melhorar determinados aspetos que os jovens não gostam em si. Para atingir este fim, muitos deles procuram realizar cirurgias plásticas ou procedimentos menos invasivos que os façam sentir-se novamente confiantes, e é aqui que entra o papel essencial da estética, ao impulsionar uma melhoria na autoestima destes adolescentes.

É importante estarmos conscientes da parte psicológica que poderá estar envolvida no desejo por esta mudanças. É essencial que se faça uma primeira análise para despistar qualquer tipo de transtorno relacionado com a preocupação extrema com a aparência, que requere que os jovens sejam encaminhados para acompanhamento psicológico. No entanto, quando a decisão de mudança é consciente e muito ponderada, as cirurgias têm um papel bastante positivo na vida destes indivíduos, permitindo ajudar no desenvolvimento psicossocial dos mesmos.

Como principais cirurgias plásticas destacamos as mamoplastias, de aumento e para correção de assimetrias e deformações da glândula, assim a de redução, para seios muito grandes e pesados, a lipoescultura da barriga, ancas e coxas, sendo que o Bodysculpting, técnica exclusiva da Up Clinic, destacou-se nos últimos 2 anos pela procura da correção das desproporções entre o tronco e os membros inferiores, e a procura por uma barriga “fit”.

A ginecomastia, ou seja, a correção do excesso de mama no homem, a rinoplastia e a otoplastia para correção de orelhas proeminentes. De acordo com um estudo da Oxford University, as cirurgias plásticas de cariz estético realizadas nos jovens são seguras e o pós-operatório apresenta uma taxa de complicações muitíssimo baixa com 0,34% de hematomas e 0,28% de infeções quando comparadas com a uma faixa etária mais elevada. 

Os menores de idade necessitam de ter uma autorização dos seus progenitores e é fundamental que acompanhem todo o processo para que os motivos da realização da mudança sejam saudáveis, estando conscientes da existência de uma linha ténue entre a reconstrução e a estética, sendo que ambas são justificáveis para cada um se sentir bem consigo mesmo".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório