Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Índia: Estas doenças podem ser a causa da febre que está a matar crianças

Estima-se que no mínimo 50 pessoas, a maioria crianças, morreram após ter febre, e várias centenas foram internadas no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia. De salientar, que nenhum dos mortos testou positivo para a Covid-19.

Índia: Estas doenças podem ser a causa da febre que está a matar crianças
Notícias ao Minuto

08:23 - 03/09/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doença misteriosa

Há mais de uma semana, crianças de seis distritos na parte leste daquele que é o maior estado do país, têm experienciado febre alta e acordado encharcadas em suor, reporta um artigo publicado pela BBC News. 

Dores nas articulações, dores de cabeça, desidratação e náuseas, foram alguns de uns sintomas relatados pelos menores. Além, de algumas pessoas terem experienciado erupções cutâneas nas pernas e braços.

Leia Também: Mucormicose: Infeção rara mutila e mata doentes com Covid-19 na Índia

Segundo a BBC, médicos de certos distritos, nomeadamente Agra, Mathura, Mainpuri, Etah, Kasganj e Firozabad creem que a dengue, a infeção viral transmitida por mosquitos, pode ser a principal causa das mortes registadas.

Esta suspeita decorre do facto de muitos doentes apresentarem um declínio na contagem de plaquetas - sintoma comummente associado a casos graves de dengue. 

"Os pacientes, especialmente crianças nos hospitais, estão a morrer muito rapidamente", afirmou à BBC Neeta Kulshrestha, a autoridade de saúde do distrito de Firozabad, local onde 40 pessoas, incluindo 32 crianças, morreram na semana passada.

Existem quatro vírus da dengue, sendo que as crianças apresentam até cinco vezes um maior risco de morte durante uma segunda infeção por dengue comparativamente à população adulta.

Propagada por mosquitos fémeas, a dengue é uma doença tropical e há vários séculos que devasta a Índia. O mosquito Aedes aegypti reproduz-se no interior e ao redor das habitações em recipientes com água doce.

Segundo o virologista Scott Halstead, um dos maiores especialistas mundiais em vírus transmitidos por mosquitos: "os humanos fornecem locais de procriação e apenas os humanos podem acabar com eles".

Já de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), por ano são relatados 100 milhões de casos graves de dengue, que implicam sangramento grave e danos severos nos órgãos.

"O impacto combinado das epidemias de Covid-19 e dengue pode resultar em consequências devastadoras para as populações em risco", disse a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Contudo, pode não ser dengue

Conforme explica a BBC, ainda não é totalmente certo se a dengue é a única causa das mortes misteriosas que estão a ocorrer em Uttar Pradesh.

O estado é a casa de mais de 200 milhões de pessoas e a falta de sistemas de saneamento é significativa, além de imperarem níveis consideráveis de desnutrição em crianças e um défice acentuado nos cuidados de saúde. Especialistas apontam que os casos de "febre misteriosa" são fenómenos relativamente regulares após as chuvas de monções a cada dois anos.

Desde 1978, surtos de encefalite japonesa transmitida por mosquitos já terão tirado mais de 6.500 vidas. A doença disseminou-se sobretudo por Gorakhpur e distritos adjacentes que fazem fronteira com o Nepal.

Apesar, de uma extensa campanha de vacinação ter sido iniciada em 2013 e da taxa de mortandade ter diminuído, a verdade é que continuam a morrer crianças.

Neste ano, oficialmente dezassete crianças já faleceram vítimas de encefalite em Gorakhpur e foram registados 428 casos. 

Num estudo de 2014, os cientistas apuraram que o tifo e a dengue foram os principais responsáveis ​​por casos de febre pós-monção em seis distritos no leste de Uttar Pradesh, entre os anos de 2015 e 2019.

Entretanto, a leptospirose, outra infeção bacteriana potencialmente fatal, transmitida de animais para humanos, e chikungunya, uma doença propagada por mosquitos, foram outros patógenos causadores de febre.

Leia Também: Índia regista novo recorde de casos diários de Covid-19 em dois meses

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório