Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Médico dentista explica os impactos da saúde oral no desporto

No Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, o Dr. Ricardo Almeida enumera cinco motivos pelos quais quem pratica atividade física deve ter atenção à sua saúde oral.

Médico dentista explica os impactos da saúde oral no desporto
Notícias ao Minuto

16:00 - 06/04/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia da Atividade Física

Sim, a saúde oral é importante para todos, sem exceção. Mas sabia que a atividade física é fortemente impactada pela saúde dos dentes e da boca? 

Quem o diz é o Diretor Clínico da MALO CLINIC Lisboa,  Dr. Ricardo Almeida, que afirma que “é importante compreender que a influência da saúde oral vai além da componente estética da boca ou dos dentes. A própria atividade física está dependente da saúde da nossa cavidade oral e não falamos apenas de atletas de alta competição: mesmo quando se vai ao ginásio ou se pratica um desporto escolar, devemos ter em atenção a condição dos nossos dentes, a proteção da nossa boca, e tantos outros fatores sobre os quais se calhar nunca pensámos”.

Como? Confira estes cinco motivos:

A má oclusão está relacionada com vários problemas – "quando existe má oclusão dos dentes significa que estes não se encaixam corretamente. Desta forma, quando se exerce pressão sobre as arcadas dos dentes durante a prática desportiva, estas não são pressionadas da mesma forma e podem ocorrer fraturas nos dentes. Para além disto, a má oclusão também está relacionada com problemas posturais, má distribuição da força dos membros inferiores, problemas respiratórios, entre outros, que sem dúvida vão influenciar a atividade física".


Infeções que começam na boca podem dar origem a outras infeções - "bactérias provenientes da boca podem entrar na corrente sanguínea, alastrar-se e alojar-se noutros órgãos como o coração e os pulmões, dando origem a problemas cardiovasculares e respiratórios. Além disso, estas bactérias também se podem alojar nas articulações, aumentando o risco de lesão e dificultando a recuperação de quem pratica desporto".


Os protetores protegem mais que somente a boca – "os protetores bucais são não só importantes para precisamente proteger a boca aquando da prática desportiva, mas também para prevenir traumas na mandíbula e no crânio. A mandíbula encontra-se por debaixo da base do crânio e quando aplicada força excessiva, de baixo para cima, podem ser causados traumatismos não só ao nível da própria, como na parte do crânio onde esta se articula.  Para além disto, é importante que estes protetores bucais sejam feitos pelo médico dentista à medida de cada pessoa, de forma a cumprirem corretamente o seu propósito".


Barras e bebidas energéticas são ricos em hidratos de carbono e açúcares – "é comum que os praticantes de desporto consumam alimentos como barras ou bebidas energéticas. Estes alimentos são na sua maioria ricos em hidratos de carbono e açúcares, o que os torna grandes responsáveis pelo aparecimento de cáries e pela erosão dos dentes".


Durante a prática desportiva a saliva altera-se – "Durante a atividade física, dá-se uma diminuição do fluxo de saliva e a boca fica mais seca, o que acaba por tornar a saliva mais alcalina (menos ácida). Neste sentido, a composição química da saliva vai contribuir para o desenvolvimento de tártaro, devendo quem pratica desporto estar mais atento e ir a consultas de higiene oral e destartarização regularmente".

Leia Também: DGS aconselha: "Evite ficar mais de 30 min. seguidos sentado ou deitado"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório