Mulheres que sofrem de diabetes têm um menor período reprodutivo

Estudo revela que mulheres diabéticas desde a infância tendem a menstruar mais tarde e sofrer de envelhecimento prematuro dos ovários.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
09/03/2021 14:07 ‧ 09/03/2021 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Diabetes

Uma nova pesquisa divulgado no dia 3 de março no jornal científico Menopause, da Sociedade Norte-Americana de Menopausa (NAMS), sugere que mulheres com diabetes tipo 1 têm um risco mais elevado de desenvolver quadros de menopausa precoce, além de períodos reprodutivos mais curtos e menarca tardia, reporta um artigo publicado na revista Galileu. 

O estudo comparou a duração da fase reprodutiva entre aproximadamente 300 pacientes com diabetes tipo 1 e mulheres sem diabetes.

Os investigadores apuraram que hiperglicemia (o excesso de glicose no sangue provocado pelo défice de insulina) pode interromper o funcionamento normal do sistema reprodutivo feminino. O risco, remete mais precisamente para mulheres que foram diagnosticadas com patologia antes da primeira menstruação - a menarca.

Comparativamente às doentes sem diabetes, essas mulheres eram mais jovens, tinham HDL ou o popularmente denominado 'colesterol bom' mais elevado, experienciaram a primeira menstruação mais tarde e tinham menos idade na menopausa natural (50,1 versus 51,9 anos).

"Essas mulheres não estão apenas em risco de envelhecimento ovariano prematuro por causa do diabetes tipo 1 de início precoce [diagnosticada antes da menarca], elas também têm um risco aumentado para doenças cardiovasculares, osteoporose e mortalidade precoce por causa da menopausa natural antecipada", salienta Stephanie Faubion, médica e diretora da NAMS

Agora, os autores do estudo afirmam que são necessárias mais pesquisas para determinar os fatores que contribuem para esse quadro. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas