Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Este é o tipo de cancro mais comum em todo o mundo. Cuide de si

O cancro da mama ultrapassou o do pulmão como o mais prevalecente em todo o mundo.

Este é o tipo de cancro mais comum em todo o mundo. Cuide de si
Notícias ao Minuto

09:40 - 11/02/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças que matam

Uma em cada cinco pessoas sofre de cancro ao longo da vida, o que torna esta doença uma das principais causas de morte a nível global, conforme explica um artigo publicado na revista Galileu.

De acordo com o relatório do Global Cancer Statistics 2020, da Associação Americana do Cancro (ACS) e da Agência Internacional de Pesquisa em Cancro (IARC), os tumores malignos matam um em cada oito homens e uma em 11 mulheres. 

Este documento reúne dados de 185 países, indicando também que, pela primeira vez, o cancro de mama é o mais prevalecente em todo o mundo.

Segundo o estudo, publicado no jornal científico CA: A Cancer Journal for Clinicians, estima-se que 19,3 milhões novos casos de cancro foram diagnosticados apenas em 2020. Sendo que cerca de 2,3 milhões (11,7%) são da mama. Entretanto, o segundo tipo mais comum de cancro é o de pulmão (11,4%), seguido do colorretal (10%), da próstata (7,3%) e do estômago (5,6%). 

Embora o tumor mamário seja o mais dominante no planeta, o do pulmão continua a ser o que mais mata. No ano passado, ocorreram quase 10 milhões de mortes por cancro: 1,8 milhão (18%) decorrentes de tumores pulmonares, 9,4% devido a cancro colorretal, 8,3% no fígado, 7,7% do estômago e 6,9% da mama.

O levantamento revela ainda, elucida a Galileu, que os casos de cancro da mama têm aumentado em países onde esse tipo de tumor tipicamente tem um historial de baixa incidência. Na opinião dos investigadores baseadas em evidências científicas, grandes mudanças no estilo de vida têm contribuído para o aumento da prevalência de fatores de risco associados a esses cancros, como o excesso de peso, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, adiamento da gravidez e redução de partos e de amamentação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório