Medicamento para a gota reduz risco de Covid-19 grave, descobrem médicos

Um novo estudo brasileiro apurou que um fármaco acessível e barato encurtou o número de dias de internamento hospitalar de pacientes com Covid-19, diminuindo também a necessidade de receberem oxigénio.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
05/02/2021 07:54 ‧ 05/02/2021 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

Investigadores testaram o fármaco conhecido por Colchicine ou Colquicina, esperando que este conseguisse reduzir o risco de Covid-19 grave e ajudar doentes que lutam para respirar nas enfermarias. 

No decorrer do estudo, os cientistas brasileiros constataram que os pacientes receberam alta do hospital em média dois dias mais cedo, comparativamente a outros que não estavam a tomar Colchicine

Além, de serem capazes de respirar sem assistência artificial mais cedo, diminuindo em mais de dois dias o tempo que necessitaram de receber oxigénio artificial, tendo em conta os pacientes que estavam a receber o tratamento standard. 

Usado para tratar a gota há mais de 100 anos, anualmente o fármaco é tomado por milhões de indivíduos em todo o mundo. 

Vários ensaios clínicos foram lançados no ano passado para investigar o efeito do Colchicine contra a Covid-19. 

O medicamento foi inclusive adicionado ao ensaio de Recuperação da Universidade de Oxford, no Reino Unido - o maior ensaio clínico do mundo de tratamentos para pacientes hospitalizados com Covid.

E um estudo canadiano sugeriu que o medicamento cortou o risco de morte em 44% e reduziu em metade o número de pacientes que precisavam de ventiladores. 

Em pessoas que sofrem de gota, na maioria dos casos homens, a Colquicina para inflamação e alivia o inchaço e dor. 

Pouco depois do começo da pandemia, os cientistas suspeitaram que o fármaco poderia bloquear um mensageiro químico conhecido por causar sintomas graves semelhantes na Covid-19, tais como pulmões inflamados sob ataque do vírus.

Grandes esperanças

Mais de 70 pacientes estiveram envolvidos no estudo de abril a agosto de 2020, com os resultados publicados na revista RMD Open

Os voluntários tomaram Colchicine durante dez dias em doses variadas, ou o cocktail de drogas padrão para tratar a Covid-19.

Verificou-se que, em média, aqueles que receberam o medicamento para a gota deixaram de necessitar de receber oxigénio no quarto dia, ao invés do sexto dia. 

Dois pacientes morreram no decorrer do estudo, porém estes não haviam tomado Colchicine.

Apesar dos resultados serem promissores, os cientistas explicaram que testaram apenas um pequeno grupo de pessoas, e não conseguiram discernir se de facto o risco de morte mudou. 

"Seja qual for o mecanismo de ação... o Colchicine parece ser benéfico para o tratamento de pacientes hospitalizados com Covid-19", escreveram. 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas