Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Cancro oral: Três coisas a saber sobre o sexto cancro mais comum

No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, Miguel de Araújo Nobre, Diretor do Departamento de Higiene Oral da MALO CLINIC Lisboa, alerta para o sexto cancro mais comum no mundo.

Cancro oral: Três coisas a saber sobre o sexto cancro mais comum
Notícias ao Minuto

19:30 - 04/02/21 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Esta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, é assinalado o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Como tal, em comunicado, Miguel de Araújo Nobre, Diretor do Departamento de Higiene Oral da MALO CLINIC Lisboa, chama a atenção para o sexto cancro mais comum do mundo e um dos com maior incidência em Portugal: o cancro oral.

"Este é um cancro que quando detetado numa fase inicial, o tratamento tem uma taxa de sucesso de 80 a 90%. Contudo, o desconhecimento acerca desta doença leva a que muitas vezes seja detetada numa fase tardia e acabe mesmo por ser mortal", diz. 

Três coisas a saber sobre o sexto cancro mais comum

Fatores de risco: "os principais fatores de risco estão relacionados com o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas. Estima-se que, devido aos danos que o tabaco provoca nos tecidos, os fumadores têm um risco sete vezes superior de desenvolver cancro oral comparativamente aos não fumadores. Para além do tabaco e do álcool, também a exposição solar excessiva dos lábios, uma dieta pobre em vegetais e fruta, um sistema imunitário frágil e a transmissão do vírus do papiloma humano são fatores de risco".

Principais sintomas: "geralmente o cancro oral começa por ser silencioso e vai-se desenvolvendo até se tornar doloroso. Inicialmente pode manifestar-se através de manchas brancas ou avermelhadas, massas mais ou menos rígidas ou uma úlcera ou afta que não cicatriza. Outros sintomas que também costumam surgir são a mobilidade dentária, a dificuldade em engolir, a perda de sensibilidade e o aumento dos gânglios linfáticos".

Como prevenir: "tal como na generalidade dos cancros, também o cancro oral pode ser prevenido através de um estilo de vida saudável, evitando o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas e apostando numa dieta saudável com vegetais e fruta. Nunca esquecendo a visita ao médico dentista / higienista oral duas vezes por ano para que possíveis lesões sejam detetadas em fases precoces".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório