Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Este é o melhor exercício para reduzir a pressão alta

Entenda como o alongamento dos músculos impacta nas artérias.

Este é o melhor exercício para reduzir a pressão alta
Notícias ao Minuto

17:02 - 19/01/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Hipertensão

Uma pesquisa recente realizada por investigadores da Universidade de Saskatchewan (USask), no Canadá, revela que fazer alongamentos é mais eficaz e benéfico do que uma caminhada rápida para diminuir a pressão alta em pessoas com hipertensão ou que corram o risco de vir a sofrer do problema. 

O estudo divulgado no Journal of Physical Activity and Health, e divulgado pela revista Galileu, indica que o alongamento deve ser parte integrante de um plano de tratamento completo para quem tem pressão alta.

"Pensamos que alongamos apenas os músculos", disse Phil Chilibeck, professor e co-autor do estudo.

"Porém, ao fazer isso, também está a alongar todos os vasos sanguíneos que alimentam o músculo, incluindo todas as artérias. Se reduzir a rigidez nas artérias, haverá menos resistência ao fluxo sanguíneo", acrescentou.

Chilibeck e uma equipa de investigadores escolheram aleatoriamente 40 homens e mulheres com uma idade média de 61 anos, dividindo-os em dois grupos durante oito semanas, Um dos grupos fez uma rotina de alongamento de corpo inteiro por 30 minutos, cinco dias por semana, e o outro grupo caminhou pelo mesmo período de tempo e com igual frequência. No começo da pesquisa, todos os voluntários sofriam de pressão arterial elevada ou hipertensão estágio 1. 

Conforme explica a revista Galileu, antes e após essas etapas, foi medida a pressão arterial dos indivíduos sentados, deitados e durante mais de 24 horas usando um monitor portátil.

Sendo que a prática de alongamentos contribuiu para a diminuição superior na pressão em todos os três tipos de medição. Entretanto, os voluntários que realizavam caminhadas perderam uma quantidade mais elevada de gordura corporal na cintura no estudo com oito semanas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório