Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Ninguém resiste! Todos os benefícios de um belo prato de massa

Hoje, dia 25 de outubro, celebra-se o Dia Mundial das Massas e por isso damos-lhe a conhecer todos os benefícios deste alimento delicioso e que é uma autêntica fonte de energia, além da importância das massas como parte de uma dieta equilibrada e saudável. Diga sim!

Ninguém resiste! Todos os benefícios de um belo prato de massa
Notícias ao Minuto

08:13 - 25/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial das massas

Pensa-se que a primeira mistura de farinha de trigo moída com água tenha ocorrido no período do neolítico tardio, há cinco mil anos antes de Cristo. Porém, terá sido somente em 1400 que os italianos começaram a comercializar a tão adorada 'pasta'. 

Com o passar dos séculos, as massas foram integradas em todo o tipo de culturas gastronómicas por todo o mundo, desde os Estados Unidos à China e, claro está, em Portugal. Aliás, os portugueses estão no top dos 20 principais consumidores deste popular alimento, com 6,6 kg per capita. E desde há séculos que este amor pela massa é celebrado e saboreado. Um dos primeiros divulgadores de massa no nosso país terá sido o cozinheiro da rainha D. Maria I que, em 1785, publicou um livro de culinária no qual se destacam receitas de "sopa de aletria e outras massas".

Nas palavras de Eva Carvalho, nutricionista responsável pelo Centro de Nutrição Milaneza: "as massas são uma fonte privilegiada de hidratos de carbono, fundamentais na nossa alimentação. Na verdade, pouco alimentos compõem uma tão vasta oferta de nutrientes como a massa que é rica em vitaminas B1, B2, B6, PP e E, ácido fólico, fosfato, cálcio, ferro, cobre, magnésio, sódio e potássio. Sendo por isso importante incluirmos o consumo de massas numa dieta equilibrada e saudável".

Já a Fundação Portuguesa de Cardiologia defende que "a facilidade de digestão e de absorção das massas é outra das inúmeras vantagens deste alimento. Esta particularidade faz com que mantenhamos os níveis sanguíneos de glicose estáveis durante mais tempo, o que assume um papel fundamental na preservação muscular e previne diversas doenças". 

A decorrer, desde 1998, e promovido mundialmente pela International Pasta Organization (IPO) e em Portugal pela Milaneza, no dia 25 de outubro festeja-se este ícone gastronómico com iniciativas cujo intuito é informar e esclarecer os consumidores sobre todos os benefícios para a saúde associados ao consumo de massas.

"A massa é um dos alimentos que maior versatilidade de combinações permite: seja com legumes, carne ou peixe, é fácil integrá-la em receitas diversificadas e equilibradas. O seu delicioso sabor e a sua enorme variedade são dois fatores que tornam a massa num dos pratos mais apreciados em todo o mundo, sendo consumido desde tempos remotos. Esta versatilidade, aliada à facilidade e rapidez de confeção, fez com que, face à azáfama dos atuais estilos de vida urbanos, a massa se tornasse num bem essencial e uma solução nutritiva e muito prática", explica Eva Carvalho. 

"Para além de tudo isto, o consumo de massas não contribui para aumentar as gorduras nem os açúcares, contrariamente ao que algumas dietas defendem. Existem vários mitos sobre as massas e este dia é muito importante para esclarecer e informar", conclui a nutricionista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório