Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Cancro do pâncreas. Os primeiros sintomas deste assassino silencioso

O cancro é um assunto sério e assustador, e o cancro do pâncreas em especial é um dos diagnósticos mais temidos.

Cancro do pâncreas. Os primeiros sintomas deste assassino silencioso
Notícias ao Minuto

20:00 - 09/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças que matam

O tumor que afeta o pâncreas é uma das principais causas de morte por cancro, de acordo com a Mayo Clinic, nos Estados Unidos. Muitas vezes, quando é diagnosticado já é tarde demais para removê-lo, e os tratamentos são inúteis. 

Existem dois tipos de cancro do pâncreas: cancros pancreáticos exócrinos e tumores neuroendócrinos pancreáticos (Nets). Ambos manifestam poucos sintomas no ínicio, e a não ser que sejam detetados precocemente, podem ser extremamente difíceis de tratar, segundo informações disponibilizadas pela American Cancer Society. 

Os sintomas do cancro pancreático exócrino incluem icterícia, dores de estômago e na coluna, náuseas, vómitos e coágulos sanguíneos. 

A icterícia é uma condição na qual os olhos e a pele desenvolvem um tom amarelado devido à acumulação de bilirrubina no fígado. Tal ocorre porque o cancro pancreático não permite que o fígado se liberte da bilirrubina, que normalmente ocorre através das fezes. Sinais de icterícia incluem urina escura, fezes claras e comichão na pele. 

Relativamente aos coágulos sanguíneos, estes surgem sobretudo numa veia presente na perna. O resultado é conhecido por trombose venosa profunda (TVP) e caracteriza-se por dor, inchaço, vermelhidão e sensação de calor na perna, segundo a American Cancer Society.

Enquanto que os sintomas referentes ao cancro pancreático exócrino são razoavelmente detetáveis, o mesmo não se pode dizer dos tumores neuroendócrinos pancreáticos (Nets). Estes tumores únicos destacam-se sobretudo pela substância que produzem em excesso. São por vezes denominados de glucagonoma, ou seja, um tumor do pâncreas, que segrega glucagon, uma hormona que aumenta o açúcar no sangue, podendo levar ao aparecimento de diabetes.

Os sintomas incluem sensação de fome e sede constante, vontade de urinar com frequência, diarreia, perda de peso e desnutrição. Sendo que um dos sintomas que faz com que a maioria dos doentes com glucagonoma procure um médico consiste no desenvolvimento de uma erupção cutânea denominada de eritema migratório necrolítico, capaz de surgir em vários locais na pele. 

Se sofre de algum destes sintomas ou suspeita de que algo pode não estar bem com a sua saúde consulte um médico o quanto antes. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório