Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 14º

Edição

Outubro Rosa. Aprenda a realizar o autoexame da mama

Um dos aspetos mais importantes para prevenir esta doença é alertar a pessoa para a capacidade de reconhecimento dos sintomas de forma precoce.

Outubro Rosa. Aprenda a realizar o autoexame da mama

O reconhecimento dos sintomas de forma precoce é essencial para o tratamento do cancro da mama. Segundo o cirurgião plástico Dr. David Rasteiro “atualmente já existe uma maior consciencialização das mulheres portuguesas para os perigos do cancro da mama. No entanto o mais importante é seguir alguns passos como falar com o seu médico e realizar exames regulares que permitam detetar o problema em fase inicial”, diz em comunicado.  

Assim, medidas como autoexame da mama ou uma mamografia de diagnóstico, são essenciais. O médico salienta ainda “a importância do rastreio regular que é recomendado entre os 50-69 anos com exames de 2 em 2 anos”. 

O AUTOEXAME DA MAMA - COMO FAZER?

Este exame deve ser feito mensalmente, para avaliar quaisquer alterações nas mamas. A melhor altura para realizar o autoexame da mama, é aproximadamente uma semana depois da menstruação (no final do período menstrual). Se não tem uma menstruação regular, deverá realizar, preferencialmente, o autoexame sempre no mesmo dia de cada mês.

O Dr. David Rasteiro enumera os passos a seguir para a realização do autoexame da mama:

  • Coloque-se de pé (preferencialmente em frente a um espelho).Tenha atenção à posição dos braços. Devem estar caídos ao longo do corpo.
  • O passo seguinte envolve comparar as duas mamas tendo em especial atenção ao tamanho e forma. Tenha presente que é perfeitamente normal uma mama apresentar maior volume que outra. Verifique se em alguma das mamas são visíveis nódulos ou pequenas saliências na pele em torno da mama.
  • Após verificar o aspeto geral da mama foque-se na região do mamilo. Deve prestar atenção a eventuais presenças de nódulos ou algum tipo de secreção que seja visível nesta zona.
  • De seguida deve levantar o braço esquerdo e examinar a mama esquerda com a sua mão direita. Pressione de forma suave com a ponta dos dedos e palpe toda a mama. Este passo é importante para verificar eventuais caroços ou nódulos que não sejam visíveis antes da palpação.
  • De seguida deverá massajar com a mão direita a zona da axila esquerda e a zona abaixo da mama. Mais uma vez a intenção deste passo é detetar eventuais formações anómalas em toda a região que está a observar.
  • Por último repita estes mesmos passos na mama direita de forma a concluir o exame.

Note que este autoexame não substitui a eficácia de análise do exame clínico. Caso sinta alguma alteração na região da mama deve contactar o seu médico.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório