Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Cura do cancro é 'possível'. Cientistas descobrem forma de travar doença

A descoberta abre a porta para tratamentos mais eficazes contra os cancros considerados mais mortíferos, segundo investigadores do Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute, nos Estados Unidos.

Cura do cancro é 'possível'. Cientistas descobrem forma de travar doença
Notícias ao Minuto

19:25 - 29/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cancro

Cientistas afirmam ter identificado o 'calcanhar de Aquiles' do cancro, aumentando assim a esperança de uma cura para uma das doenças que mais mata em todo o mundo (suplantada apenas pelas doenças cardiovasculares). 

Nas experiências realizadas, o tamanho de tumores agressivos em ratos diminuiu significativamente -, deixando os tecidos novamente saudáveis. 

Tal foi alcançado através do bloqueio de proteínas denominadas de 'poros nucleares complexos', vias que regulam a circulação de substâncias de dentro para fora e vice-versa no centro de comando das células. 

O líder do estudo, o professor Maximiliano D'Angelo, do Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute em La Jolla, na California, disse: "os poros naturais complexos são as 'portas' pelas quais passam e entram todos os materiais em direção ao núcleo das células". 

"Como as células cancerígenas crescem e dividem-se rapidamente têm de criar mais poros complexos", acrescentou.

"O nosso estudo é o primeiro a demonstrar que ao bloquear a formação dessas 'portas' nucleares é possível selecionar e matar as células de cancro". 

Os tumores crescem e disseminam-se pelo corpo - ou metastatizam - devido ao transporte de moléculas através dos poros nucleares. 

O estudo, publicado no periódico Cancer Discovery, previne esse processo. A técnica do professor D'Angelo ataca somente as células cancerígenas -, tornando-a segura para os seres humanos.

Ele e uma equipa de investigadores procederam ao transplante de células humanas tumorais em roedores. 

Foram utilizadas três tipos diferentes - melanoma, leucemia e cancro do intestino -, conhecidos por serem particularmente dependentes das referidas 'portas' de entrada. 

No fim da experiência os cientistas detetaram que os tumores haviam diminuído em todos os ratos, e o seu crescimento tinha desacelerado. 

Agora que ficou provado que abordagem funciona, os investigadores estão a tentar produzir um fármaco capaz de bloquear os poros nucleares complexos. 

Leia Também: Método capaz de medir impulsos laser pode ser útil para tratar cancro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório